conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Giro Sindical

Estudo avalia servidores

SAÚDE NA UFMG

Uma pesquisa inédita no país será lançada hoje, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante pelo menos 10 anos, o projeto Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa) vai acompanhar o estado de saúde de 3 mil servidores da UFMG, para investigar os fatores de risco de doenças cardiovasculares e diabetes, duas das principais causas de morte no país, segundo dados do Ministério da Saúde.

O Elsa envolve, além de Minas Gerais, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Rio Grande do Sul. A expectativa é de que o estudo contribua para um melhor conhecimento das especificidades de risco para doenças cardiovasculares e diabetes, para a formação de recursos humanos na área de doenças crônicas e também para a produção de tecnologia que possa servir para outros projetos de pesquisa. Além disso, o estudo prevê publicações nacionais e internacionais, colaborações em diversas áreas de conhecimento e a produção de patentes. "Não há um projeto como este, com tantos voluntários envolvidos e com tão longo tempo de duração, em toda a América Latina", explicou a coordenadora do Elsa em Minas, Sandhi Maria Barreto.

Em cada estado, o Elsa vai aplicar os mesmos critérios para acompanhar os voluntários envolvidos, num total de 15 mil. A leitura e interpretação de cada tipo de exame serão centralizadas em um único centro nacional. Na UFMG, funcionará o Centro Nacional de Leitura de Eletrocardiogramas, onde será feita a análise de todos os exames deste tipo.

Fonte: Jornal Estado de Minas.
(Incluída em 31/05/2007 às 09:15)

Retorna ao índice de Giro Sindical

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524