Retorna ao índice de Giro Sindical Professores param por dois dias e protestam no Centro
FUNCIONALISMO
Cerca de 200 mil profissionais de educação da rede estadual de ensino fazem hoje o último dia de paralisação nas escolas de Minas. Ontem, professores, pedagogos e outros servidores, participaram de manifestações em vários pontos do estado. Outro ato, batizado pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais ( Sind-UTE), de Arraial da indignação , está marcado para hoje, na Praça Sete, às 9h. A Secretaria de Estado de Educação (SES) informou que não vai comentar a paralisação da categoria. Isso vai ocorrer somente se o caso incitar greve com duração mais longa.
O objetivo da manifestação, segundo a coordenadora-geral do Sind-UTE, Maria Inêz Camargos, é pressionar o governo estadual a negociar efetivamente a pauta de reivindicações da categoria. Os sindicalistas vão fazer também panfletagem para explicar à população o motivo da paralisação. De acordo com a direção do sindicato, a pauta com diversos itens foi oficialmente protocolada em 23 de abril. Desde então, foram feitas audiências com a SES e com a Secretaria de Planejamento e Gestão para cobrar respostas objetivas. No entanto, não houve avanços nas negociações, conforme Maria Inêz.
Segundo ela, muitas reivindicações são demandas apresentadas em anos anteriores, não contempladas pelo governo, como o reposicionamento salarial imediato, considerando o tempo de serviço, correção das tabelas salariais e implementação de políticas de saúde. São várias atividades regionais. Reivindicamos o piso salarial de R$ 840, para os profissionais com até o nível médio de estudo. Essa paralisação mobilizou 70% dos trabalhadores em educação. Hoje será o último dia da greve, mas se for necessário, voltaremos a paralisar, pois esse é o nosso instrumento de luta , afirma a coordenadora. Ela acrescenta que cerca de 2 milhões de estudantes, no estado, deixaram de assistir aulas nos dois dias de paralisação.
Fonte: Jornal Diário da Tarde. (Incluída em 20/06/2007 às 09:35)
Retorna ao índice de Giro Sindical |