Retorna ao índice de Giro Sindical De volta à sala de aula
PROFESSORES
Os professores da rede estadual de ensino voltam às aulas hoje, encerrando a greve de 48 horas iniciada terça-feira. Ontem de manhã, pelo menos 150 manifestantes improvisaram um arraial na Praça Sete, no Centro de BH, para marcar o segundo dia da paralisação da categoria, que reivindica melhores salários. Vestidos a caráter, os educadores tentaram sensibilizar a população para sua mobilização e acelerar as negociações com o governo. De acordo com informações da coordenação-geral do sindicato da categoria (Sind-UTE-MG), cerca de 70% dos professores e auxiliares aderiram ao movimento.
À tarde, dando continuidade aos protestos, os professores se reuniram em frente à Secretaria de Estado de Educação, na avenida Amazonas, na Região Oste de Belo Horizonte, onde foram recebidos pelo sub-secretário de administração de educação, Gilberto Resende dos Santos. De acordo com o sindicato, não houve avanços na negociação.
O movimento dos professores tem como principais reivindicações a fixação da remuneração básica dos profissionais com magistério em R$ 1.050. Para os professores com formação superior, a categoria pede um piso de R$ 1.575. Além disso, eles querem o reposicionamento dos trabalhadores de acordo com o que está definido no plano de carreira, o reconhecimento das doenças profissionais, a melhoria do atendimento médico prestado pela Ipsemg e a realização de concursos públicos.
APOIO As manifestações de ontem foram uma continuidade da mobilização iniciada na terça-feira, quando professores e demais trabalhadores da educação fizeram uma reunião no pátio da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. O objetivo da iniciativa foi obter o apoio dos parlamentares ao movimento da categoria. Uma carta aberta, contendo a pauta de reivindicações, foi entregue aos deputados.
Fonte: Jornal Estado de Minas. (Incluída em 21/06/2007 às 09:10)
Retorna ao índice de Giro Sindical |