Retorna ao índice de Giro Sindical Impasse continua na UFJF
OCUPAÇÃO
O reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na Zona da Mata, Henrique Duque, se reuniu, no fim da tarde de ontem, com representantes de um grupo de 50 alunos que, desde quinta-feira, ocupa a reitoria da instituição. O Diretório Central dos Estudantes (DCE), que organiza o protesto, exige a realização de plebiscito, para decidir se a comunidade acadêmica vai aderir ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do governo federal.
Mesmo conseguindo a garantia do reitor, sexta-feira, de que estudantes, professores e funcionários técnico-administrativos serão ouvidos antes dos termos do Reuni serem levados ao Conselho Universitário (Consu), órgão maior da instituição, o grupo passou o fim de semana no prédio da reitoria. Os estudantes querem que, no documento assinado por Duque, seja inserida uma cláusula na qual a universidade se compromete a não punir os participantes do protesto.
Assim como nos demais dias da ocupação, funcionários e professores foram impedidos de entrar ontem no prédio. Só estudantes ligados ao movimento tiveram acesso ao edifício, onde funcionam diversas reitorias, diretorias e a Biblioteca Central. O Reuni foi instituído pelo Ministério da Educação (MEC), em abril, e pretende ampliar, em larga escala, o número de vagas nas universidades públicas. O DCE da UFJF é contrário ao programa por entender que a ampliação do número de estudantes não virá acompanhada de recursos e novos professores.
Fonte: Jornal Estado de Minas. (Incluída em 26/06/2007 às 09:00)
Retorna ao índice de Giro Sindical |