Retorna ao índice de Giro Sindical Petroleiros aprovam greve para julho
PETROBRAS
Os trabalhadores da Petrobras aprovaram com cerca de 80% de aceitação a proposta de greve de cinco dias em julho. As assembléias propostas pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) foram iniciadas no último dia 20 e concluídas em 11 dos 12 sindicatos da entidade. Em Minas Gerais, a última assembléia será hoje, às 7h30, com o grupo 5 do turno da Refinaria Gabriel Passos (Regap). No entanto, de acordo com a FUP, o resultado não altera o quadro geral das demais assembléias em Minas, onde os trabalhadores aprovaram amplamente o indicativo de greve.
As assembléias já foram concluídas nos seguintes Estados: Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A FUP reivindica alterações no plano de cargos e salários, além de reposição de perdas nos salários retroativa a maio de 2006.
Segundo a federação, não houve resultados positivos nas últimas negociações com a estatal petrolífera. A FUP reúne trabalhadores, aposentados e pensionistas do setor petrolífero do país, entre prestadoras de serviços e a Petrobras.
No próximo dia 4 de julho, a FUP e os sindicatos filiados realizarão um seminário para discutir a interrupção de produção nas diferentes unidades da Petrobras, como refinarias, terminais, plataformas marítimas e áreas terrestres de produção de petróleo. A greve dos petroleiros poderá ser convocada a qualquer momento a partir do dia 5 de julho, porém, o calendário será ainda definido pela direção da FUP.
Fonte: Jornal Hoje em Dia. (Incluída em 29/06/2007 às 09:20)
Retorna ao índice de Giro Sindical |