conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Giro Sindical

STF mantém ilegal greve dos advogados

ADVOGADOS

SÃO PAULO - O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter liminarmente a decisão da 16ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, que julgou ilegal a greve dos advogados públicos federais, deflagrada no dia 17 de janeiro. Os advogados reivindicam o cumprimento de um acordo firmado pelo governo federal em 1º de novembro do ano passado, de um aumento salarial de 25% a partir deste ano até 2009. Com a greve, segundo a Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), eles querem pressionar o governo a cumprir com o acordo, suspenso com a extinção da CPMF. O pedido, negado pelo ministro Ricardo Lewandowski, foi requerido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Os grevistas estão colhendo assinaturas da categoria para pressionar o governo federal a cumprir com o acordo. A coleta terminaria ontem e o pedido de exoneração coletiva será entregue à Advocacia Geral da União (AGU) se o Planalto resistir em negociar com a categoria.
Os advogados devem realizar uma assembléia na semana que vem para discutir o assunto e fazer um balanço do número de assinaturas arrecadadas. Segundo a Anauni, 70% dos cerca de 6.000 advogados da União e procuradores da Fazenda Nacional, da Previdência e do Banco Central estão com suas atividades paralisadas.
Na semana passada, advogados da Procuradoria-Geral da União (PGU), de acordo com a associação, entregaram à AGU um pedido de exoneração coletiva em protesto pela saída do procurador-geral da União, Luiz Henrique Martins dos Anjos, que perdeu o cargo devido à greve da categoria. A AGU disse que os advogados fizeram um protesto no dia da saída do procurador, mas que apenas 17 advogados pediram exoneração. A advocacia informou que alguns deles já pediram a desconsideração da solicitação.

Fonte: O Tempo
(Incluída em 03/03/2008 às 08:45)

Retorna ao índice de Giro Sindical

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524