Retorna ao índice de Giro Sindical Deputado quer debater situação salarial dos advogados públicos federais
Carreiras Jurídicas
O deputado Paulo Bornhausen (DEM/SC) apresentou na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara requerimento para debater com o advogado-geral da União, José Antônio Toffoli, os reajustes nos vencimentos dos membros da Advocacia Pública Federal.
De acordo com o deputado, o convite servirá para esclarecer a causa do não cumprimento do termo de compromisso firmado entre o Ministério do Planejamento e os membros da Advocacia Pública Federal, para melhoria salarial da categoria. Para Bornhausen, a reivindicação dos advogados é justa. Desse modo, ele estranha a posição do ministério, que atribui o não cumprimento do acordo ao fim da CPMF.
Carreiras
De acordo com os membros da Advocacia da União, cerca de 30% dos novos quadros qualificados em concurso público abandonam a carreira, migrando para áreas mais atrativas financeiramente, como o Ministério Público, magistratura e até mesmo para a Polícia Federal, que percebe 30% a mais que o piso e o topo salarial da carreira.
Entre as reivindicações dos advogados, a equiparação com o que foi concedido aos policiais federais é uma delas. O Governo já havia assinado acordo nesse sentido com a Advocacia-Geral da União.
O que para o deputado autor do requerimento e vice-líder do DEM na Casa justificaria a vinda de Antônio Toffoli à CCJ para expor todos os seus esforços no sentido de resolver esse grave problema. O requerimento está na pauta desta quarta-feira (19) na CCJ que se reunirá às 10h, no plenário 1 do anexo II da Câmara dos Deputados.
Fonte: Site Diap (Incluída em 19/03/2008 às 08:49)
Retorna ao índice de Giro Sindical |