Retorna ao índice de Giro Sindical Ato em 8 de maio cobrou cumprimento da Data- Base
Sind-Justiça-RJ
Serventuários e serventuárias participaram, no dia 8 de maio, do ato em frente ao Fórum Central. A atividade começou no final da tarde e serviu para cobrar da Administração do TJRJ o cumprimento da data-base da categoria, bem como cobrar a abertura de negociações do restante da pauta de reivindicações da Campanha Salarial.
Vera Nepomuceno, uma dos coordenadoras gerais do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe-RJ), presente ao ato, trouxe a solidariedade da sua categoria. “O governador não tem nenhum compromisso com a população, com o serviço público e com quem nele trabalha. O arrocho imposto à Educação é o mesmo que se impõe ao Judiciário. É por isso que precisamos unificar as nossas lutas, bem como a das demais categorias do funcionalismo estadual”, declarou.
Outro que também compareceu ao ato foi o bancário Cyro Garcia, que falou em nome da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas). “É um absurdo o descaso da Administração do TJRJ, que se recusa até o momento em negociar com os serventuários. Essa situação é ainda mais grave se levarmos em conta que o custo de vida disparou, sem que os servidores tenham qualquer sinalização no que diz respeito ao percentual do reajuste salarial”, enfatizou.
Um novo calendário de mobilização será definido na reunião do Conselho de Representantes Zonais (CRZ), que acontece no dia 16 de maio, na sede do Sind-Justiça. “Após a definição deste calendário, será fundamental a presença dos serventuários e serventuárias nas atividades, pois nada é dado, tudo é conquistado. A categoria sabe lutar, sabe se aglutinar, como bem demonstrou em anos anteriores. Precisamos repetir essa força, pois só assim poderemos sair desta campanha com vitórias”, conclamou Wallace Jaña, diretor de Organização Política do Sindicato.
ASSEMLÉIA ELEGE DELEGADOS AO 1º CONGRESSO DA CONLUTAS
A exemplo de categorias de todas as partes do país, os servidores do Judiciário estadual do Rio de Janeiro elegem, no sábado, dia 17 de maio, os delegados que irão participar do 1º Congresso da Coordenação Nacional de Conlutas (Conlutas), central à qual o Sind-Justiça é filiado. A nossa categoria pode eleger até 42 representantes.
A assembléia de eleição será às 14 horas, no retorno do almoço do II Congresso do Sind-Justiça, agendado para o mesmo dia. O Congresso da Conlutas será realizado nos dias 3, 4, 5, e 6 de julho, em Betim (MG), e as teses que lá serão discutidas podem ser acessadas no site da Conlutas (www.conlutas.org.br).
De acordo com Amarildo Silva, presidente do Sind-Justiça, a Conlutas nasceu como uma alternativa de luta à traição da CUT, que há muitos anos deixou de defender os interesses dos trabalhadores. “O nosso Sindicato faz parte dessa história ao estar na linha de frente para consolidar essa central e garantir o avanço da luta dos trabalhadores em defesa de um país melhor”, afirmou.
Para José Maria de Almeida, um dos coordenadores da Conlutas, o Congresso vai reunir todos aqueles que estão se mobilizando. “Queremos reunir os que lutam contra as reformas neoliberais do governo Lula, como a da Previdência, pela manutenção dos direitos sindicais e trabalhistas, por melhores condições de vida e de trabalho, além de defendermos uma sociedade sem exploração, uma sociedade socialista”, ressaltou.
Fonte: Sind-Justiça-RJ (Incluída em 12/05/2008 às 10:33)
Retorna ao índice de Giro Sindical |