Retorna ao índice de Giro Sindical Vara do Trabalho de Santa Rita (PB) já recebe processos eletrônicos
Processo Digital
Todos os procedimentos em qualquer ação trabalhista que tramita na Vara do Trabalho de Santa Rita, na Paraíba, passaram a ser eletrônicos a partir desta semana. O lançamento da primeira Vara do Trabalho do país totalmente eletrônica aconteceu na última sexta-feira (16/05) pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba, juíza Ana Clara Nóbrega. Na Vara de Santa Rita, tramitam atualmente 1.400 processos e outros 1.538 estão no arquivo provisório, todos da maneira tradicional, em papel. Com o novo procedimento, os processos não receberão mais documentos em papel e passarão a ser eletrônicos, assim como as novas ações.
A partir de agosto, o Fórum Trabalhista José Carlos Arcoverde Nóbrega, de Santa Rita, terá mais uma Vara do Trabalho, que será também eletrônica para todos os seus procedimentos. O município de Santa Rita é pioneiro na implantação do projeto, que será ampliado para todo o estado em breve.
"A instalação de uma Vara do Trabalho eletrônica significa o início de uma nova era, um avanço que vai trazer celeridade nas ações da Justiça Trabalhista em nosso estado. Será a evolução dos costumes e novos horizontes para todos", disse a presidente do TRT.
Mudança de hábito -"A Vara Eletrônica não vai mudar a forma de julgamento dos processos e vai mudar, radicalmente, a sua tramitação, eliminando atos burocráticos que tomam mais da metade do tempo da caminhada da ação na Justiça", disse o juiz Ubiratan Delgado, da Comissão de Informática do TRT, que também tem a participação do juiz Lindinaldo Marinho.
Ele destacou a eficiência da Vara Eletrônica, que tem dispositivos, inclusive, que avisam se o processo está parado por mais tempo do que a lei determina. Esse alerta vai para o servidor, juiz e até para a Corregedoria do TRT em períodos diferentes.
Durante cerca de dez dias a VT passou por um treinamento para a implantação do projeto, coordenado pelo diretor da Secretaria de Informática do TRT, Max Frederico Pereira. "Estamos orgulhosos não apenas pelo pioneirismo, mas fundamentalmente pela excelência em tecnologia que alcançamos", disse.
Apoio para advogados e partes - Com a Vara do Trabalho Eletrônica, os advogados poderão acompanhar o processo em tempo real, na internet. Para quem não dispõe de acesso virtual, o Fórum oferece uma sala equipada com computador, scanner e um terminal de auto-atendimento para informações e digitalização das peças.
Fonte: Site CNJ (Incluída em 21/05/2008 às 08:49)
Retorna ao índice de Giro Sindical |