Retorna ao índice de Giro Sindical Parceria CNJ e Tribunal de Justiça propicia a interiorização do processo eletrônico na Paraíba
Processo Digital
A parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça da Paraíba propicia expandir e interiorizar a virtualização no poder judiciário paraibano, com a implantação gradativa do processo eletrônico e-Jus, desenvolvido a partir do Sistema CNJ (Projudi).
A partir de equipamentos de informática fornecidos pelo Conselho, a Secretaria de Tecnologia da Informação do TJ/PB aparelhou os juizados especiais e varas de fazenda pública com novos micros, monitores LCDs e scanners para digitalização de documentos. Foram ainda instaladas ilhas de auto-atendimento nos fóruns das comarcas com processo eletrônico, para uso exclusivo das partes e dos advogados, para o acompanhamento e o peticionamento de ações.
De março até maio, o processo eletrônico foi implantado em cinco juizados especiais: Campina Grande, Cajazeiras, Sousa (2 juizados) e Cuité. Mais cinco juizados serão virtualizados, segundo planejamento do Tribunal de Justiça paraibano: em Patos (2 juizados), Itaporanga, Conceição e Princesa Isabel. Em João Pessoa, capital paraibana, os seis juizados especiais trabalham com o processo eletrônico, além de duas varas de fazenda pública municipal.
Por meio do processo eletrônico, os advogados poderão peticionar de qualquer lugar. Para isso, basta o uso de um computador conectado à internet. Poderão ainda consultar processos e obter informações sobre audiências de conciliação e de instrução. O juiz, por sua vez, irá proferir sentenças de qualquer microcomputador. Os servidores serão beneficiados com maior agilidade na realização de suas tarefas e as partes serão intimadas através do sistema.
Fonte: Site CNJ (Incluída em 30/05/2008 às 09:07)
Retorna ao índice de Giro Sindical |