conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Giro Sindical

Tribunal de Justiça do Ceará moderniza comarcas do Interior

Sistema Digital

Todos os computadores das 183 comarcas do interior do Ceará serão substituídos por equipamentos de última geração. A meta é modernizar o sistema de gerenciamento de informação do Poder Judiciário cearense. Para tanto, o Tribunal de Justiça comprou 1.705 modernos computadores, dos quais 1.392 serão destinados às comarcas do interior e 313 serão distribuídos nas varas da capital
A medida faz parte de um projeto de modernização da Justiça Estadual e foi anunciada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Ximenes, durante reunião com os magistrados da região do Cariri nesta terça-feira(17/06), em Juazeiro do Norte. Além dos computadores, serão instaladas nas comarcas 543 novas impressoras, com o aumento de mais 1.500 novos pontos de rede de internet, com a velocidade ampliada para até 512 kbps. Somente nas comarcas do interior, o montante investido pelo Tribunal foi da ordem de R$ 6.902.136,00. "Nós iremos dotar todas as comarcas do Interior com recursos tecnológicos para que juízes e servidores possam, realmente, ter melhores condições de trabalho", disse o desembargador ao lembrar que o aprimoramento da Justiça de 1º Grau foi um compromisso assumido em seu discurso de posse. A notícia agradou aos juízes daquela região que terão em suas secretarias avançados equipamentos de informática que vão dinamizar as rotinas de trabalho e atender com mais eficiência a população local.
A reunião no Cariri foi a terceira do presidente e sua equipe de gestores este ano com os juízes das comarcas do Interior. A finalidade dos encontros é apresentar as ações desenvolvidas pelo Tribunal, bem como conhecer a realidade dos fóruns e ouvir as sugestões dos magistrados para o aperfeiçoamento da Justiça de 1º Grau. As próximas reuniões acontecerão nas comarcas de Baturité, Quixadá, Camocim e Iguatu. "Estamos procurando fazer uma administração participativa e, acima de tudo, com muita transparência", ressaltou Ximenes.
Instalação dos micros - De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação, José Ribamar, a partir de agosto, terá início a instalação dos novos computadores que têm a seguinte configuração: 2GB de memória RAM, 160GB de disco rígido, gravadora de CD e DVD, mouse óptico, monitor LCD de 17", com manutenção feita na própria comarca. "Cada comarca terá um computador a mais, além da substituição das máquinas antigas pelas modernas. Mas o número poderá ser bem superior", assegurou o secretário, ao explicar que a distribuição acontecerá de acordo com a necessidade apresentada Para se ter uma idéia, Juazeiro, que atualmente tem 29 computadores, terá 41; Crato tem 28, mas contará com 34; Iguatu tem 17 e ficará com 21.
O volume de recursos investidos na área de informática vai possibilitar a implantação do Processo Judicial Eletrônico (Projudi) que possibilitará a redução de custos, aumento da produtividade, redução no prazo da tramitação dos processos, maior segurança, transparência e eliminação de papel. Já foi implantado nos 20 juizados da Capital e nos juizados de cinco comarcas do Interior: Itapipoca, Crato, Juazeiro, Maracanaú e Caucaia. Até meados de julho, o Projudi será implantado em Sobral, Aracati e Baturité.

Fonte: Site CNJ




(Incluída em 20/06/2008 às 08:50)

Retorna ao índice de Giro Sindical

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524