conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Giro Sindical

Primeira quarta-feira de mobilização pára maioria das comarcas no Estado

Sindjus-RS

A primeira quarta-feira (dia 1º/10) de mobilizações dos trabalhadores da Justiça e do MP mostrou a força da categoria e a disposição de lutar contra o arrocho salarial. A paralisação de duas horas (das 13h30 às 15h30), às quartas-feiras, proposta na assembléia do dia 26, aconteceu na grande maioria das comarcas, chegando a paralisar cerca de 90% dos serviços.
Vestindo a camiseta da campanha salarial ou roupa preta, os servidores realizaram atos em frente aos fóruns e entregaram carta aberta à população denunciando os quatro anos sem reposição salarial, nem mesmo da inflação que chega a 30%, e os mais de 66% de perdas históricas. Também mostraram que enquanto os juízes, promotores, a governadora, o vice, os secretários e os deputados estaduais tiveram aumentos salariais que variaram de 22% a 143%, para os trabalhadores sobrou o discurso da crise e reajuste zero.
A participação crescente nas assembléias gerais, que na última, em 26/09, reuniu mais de 800 trabalhadores em Porto Alegre, e a participação maciça nas manifestações demonstram a organização e a maturidade da categoria. Retomamos as grandes atividades que fazem parte da história dos trabalhadores do judiciário.

Porto Alegre

Em Porto Alegre a atividade aconteceu em frente ao TJ, na avenida Borges de Medeiros, reunindo dezenas de trabalhadores do Tribunal, Fórum Central, foruns regionais e MP. As categorias, reunidas em frente ao prédio, cobraram do presidente do TJ, o envio do projeto e chamaram os colegas do Tribunal a se somarem à luta. Durante o ato, foi entregue carta aberta à população, esclarecendo sobre a situação das categorias.

Comarcas

Foram poucas as comarcas que não realizaram a atividade. A maioria assumiu a deliberação da assembléia geral e realizou a paralisação. Em todas elas, a disposição é de intensificar ainda mais a atividade nas próximas semanas. Até o final da tarde, o sindicato havia recebido relatos de paralisação das comarcas de Pelotas, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Rosário do Sul, São Gabriel, Veranópolis, Vacaria, Lagoa Vermelha, Sapiranga, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Esteio, Santiago, Tramandaí, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, Canoas, Guaíba, Caxias do Sul, Santa Maria, Campo Bom, Ijuí, Planalto, Irai, Parobé, São Borja, Encantado, Três Passos e Santana do Livramento.
A entidade pede a todas as comarcas que informem como foram as atividades, enviem fotos para serem disponibilizadas no site e se organizem para, na próxima quarta-feira (08), darem continuidade às mobilizações. É importante ainda destacar que em todo o Estado, inclusive Porto Alegre, houve cobertura da imprensa às nossas manifestações.
A direção do Sindjus/RS convoca as comarcas a continuarem mobilizadas, organizando suas atividades da campanha salarial. O sindicato está encaminhando material (adesivos, carta aberta e cartaz) e disponibilizou no site, como sugestão, modelo de faixa para ser colocada em frente ao Fórum. Neste caso, o custo de impressão será ressarcido mediante comprovante de pagamento.
Na próxima quarta-feira, dia 8, vamos realizar uma atividade ainda maior e vamos preparar uma grande paralisação no dia 29 de outubro. Somente nossa organização, unidade e mobilização é que poderão garantir o envio do projeto à AL/RS com um índice que reponha as nossas perdas dos últimos quatro anos.

Fonte: Sindjus-RS



(Incluída em 02/10/2008 às 10:33)

Retorna ao índice de Giro Sindical

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524