conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Giro Sindical

Bancários aderem em massa à greve

Paralisação

Paralisação, por tempo indeterminado, é por reajuste de 13,23%

No primeiro dia de greve nacional dos bancários por tempo indeterminado, 85 agências e prédios administrativos da Caixa Econômica Federal, 40 do Banco do Brasil e 20 de bancos privados de 145 cidades que fazem parte da base do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região aderiram à paralisação. Os dados foram divulgados pelo próprio sindicato, que comemora a forte adesão ao movimento. “Foi muito bom, estamos muito satisfeitos e a tendência agora é só aumentar”, afirma Clotário Cardoso, presidente do sindicato.
Segundo informações da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), mais de 3 mil agências em todas as capitais e grandes cidades do país aderiram ao movimento. A proposta do sindicato de reajuste salarial de 13,23% foi negada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), braço sindical da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que ofereceu 7,5% de aumento. “Como um setor que ganha tanto pode apresentar uma proposta dessas?”, contesta Carlos Cordeiro, secretário-geral da Contraf. Segundo ele, o reajuste proposto não atende as exigências da categoria de aumento real de 5%.
A pauta de reivindicações ainda inclui reajustes na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), vale-alimentação de R$ 415, vale-refeição de R$17,50 por dia, além de auxílio-creche e estabelecimento de Plano de Cargos e Salários, entre outras solicitações. A Fenaban informou que espera uma contraproposta razoável para avaliação. Para os usuários, a federação dá algumas dicas para evitar contratempos como procurar por um dos 84,3 mil correspondentes, a exemplo de casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados para pagamento de contas. Serviços de compensação de cheques e transferência de recursos serão mantidos.
Teófilo Otoni, Ipatinga, Patos de Minas e cidades da Zona da Mata e Sul de Minas também confirmaram paralisação por tempo indeterminado.

Fonte: Estado de Minas
(Incluída em 09/10/2008 às 11:29)

Retorna ao índice de Giro Sindical

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524