Retorna ao índice de Giro Sindical Categoria repudia declaração do presidente da OAB-RJ
Sind-Justiça-RJ
A culpa é dos poderes!
Os serventuários do Judiciário estadual, às vésperas de completar 30 dias de greve — o que acontece nesta quarta-feira, dia 22 —, surpreendem-se com intempestiva declaração do presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, de que “os serventuários não se dispõem a atender nem as medidas urgentes nos processos”
É uma declaração de “menas” verdade por parte do nobre representante dos advogados, ao colocar a categoria no mesmo saco dos Poderes que não se interessam em solucionar o impasse que nos leva a manter a parede grevista. Quem se mantém nos cartórios está atendendo todas as medidas urgentes, sem prejudicar a população, conforme suas declarações.
Não cabe aos serventuários a culpa pela inanição do Executivo em executar, do Legislativo em legislar, e do Judiciário de fazer com que o rito democrático seja mantido e, ainda, em “determinar a suspensão dos prazos processuais”, solicitação, aliás, que a OAB-RJ já fez ao Conselho Nacional de Justiça para obrigar o tribunal a fazê-lo. Surpreende ainda tal manifestação advinda de alguém que foi um dos pioneiros na defesa de processos do sindicato, não é doutor Wadih?
E além do mais vai de encontro aos seus propósitos de buscar intermediar uma possível negociação, mesmo que já tenha ouvido de parte de representante do Executivo (Régis Fichtner) que Cabral Filho não “vê com bons olhos o reajuste pretendido pelos serventuários” por temer que tenha efeito cascata para o pessoal do MPE, do TCU e da própria ALERJ.
Por favor, doutor Damous, qual é a culpa dos serventuários em tanta intransigência? O que se espera do presidente da OAB-RJ é o reconhecimento de que a categoria está fazendo uma greve justa e legal, em defesa dos seus direitos, e que cobre com veemência daqueles que desrespeitam os nossos direitos, sem nos colocar no mesmo saco dos insensatos poderosos.
Da nossa parte, sem temer reprovações ou ilações destemperadas, vamos manter a nossa luta. Afinal, somos nós que estamos sendo ludibriados há mais de quatro meses por este aprendiz de ditador e seus comparsas da ALERJ. Por isso estamos na greve! E só vamos sair dela com nossas reivindicações atendidas.
Mesmo com a anunciada possibilidade do atendimento das reivindicações referentes ao Visa Vale (nas férias e licenças) e do auxílio-transporte, o que se espera do presidente do TJRJ é que isso não fique apenas em avançar nos estudos, mas sim em sua concretização o mais rápido possível. Além disso, queremos a solução da elevação da idade para 7 anos na concessão do auxílio-creche e o expurgo da participação da FGV na administração do tribunal.
Acampamento retorna na Alerj!
Os serventuários do Judiciário que lutam retomam no dia 21 (terça-feira) à vigília durante as 24 horas por dia em frente a ALERJ. Para isso, será remontado o acampamento, que somente será desfeito quando os parlamentares se dispuserem a colocar em pauta e aprovarem em sua íntegra o Projeto de Lei 1.666/08, garantindo o reajuste de 7,3% retroativo a maio passado, data-base da revisão da categoria. A participação estará aberta a todos que se dispõem em manter a flama da luta acesa.
Comando Geral de Greve se reúne
A direção do Sind-Justiça está convocando uma reunião do Comando Geral da Greve para esta terça-feira, dia 21, às 17:30h, no auditório Gilberto Stoliar, na sede da entidade. Em discussão os novos andamentos da greve e os preparativos para a passeata do dia 23 do Arpoador até a residência de Cabral Filho, no Leblon.
Dia 23 têm passeatas e Assembléia!
Começamos com a passeata unificada do funcionalismo estadual, do Arpoador até a casa do Sérgio Cabral, no Leblon. Concentração às 11h no arpoador. E depois é a vez dos serventuários fazerem a sua própria, do Fórum Central até a Alerj. Concentração às 16h. Logo após será realizada assembléia geral da categoria.
Reunião com OJAS Central Cívil
Para o dia 24, quarta-feira, às 15 horas, os OJAS Central Cível estão sendo convocados para reunião no auditório do Sindicato para tratar da participação destes serventuários no movimento paredista. É importante ressaltar que, na quarta-feira, dia 15, serventuários das Centrais de Mandados do Fórum Central decidiram por maioria aderir à greve com paralisação de cumprimento de mandados judiciais ordinários, mantendo-se as medidas urgentes e cumprimento de plantões anteriormente designados. Espera-se que todos cumpram com seu dever...
DIÁRIO DA GREVE
Campo Grande firme no embate
Os serventuários da Regional de Campo Grande que estão na luta continuam mantendo o movimento em alta. Na segunda-feira (20), além de espantar o frio com um saboroso caldo quente, com direito a adicionar pimenta, realizaram assembléia de avaliação do movimento. O delegado sindical Jorge Omir esteve presente, representando a diretoria do Sind-Justiça.
Em Niterói, também tem luta e sopa
Os lutadores e lutadoras de Niterói continuam mantendo firme a paralisação no prédio das Secretarias e no Fórum da Rodoviária. O movimento está sendo engrossado pelos Oficiais de Justiça e colegas de outros segmentos da categoria, o que é muito bom! E melhor ainda, para manter a turma sempre alerta, às 13 horas do dia 20, foi servida uma saborosa sopa de ervilha feita por uma das companheiras grevistas. Já nesta quarta-feira, dia 22, às 14h, haverá assembléia no Fórum da Rodoviária para avaliação da greve e eleição de delegados sindicais.
Macaé faz coleta de sangue
Já o pessoal de Macaé, assim como em outras comarcas, une solidariedade com a sua luta. Nesta terça-feira, dia 21, haverá coleta de sangue em frente ao Fórum local, que será recolhido por uma unidade móvel para doação a uma instituição. Setenta e oito doadores já se ofereceram para este ato solidário. Os diretores do sindicato Wallace Jaña e Cláudio Oliveira vão estar presentes dando uma força aos companheiros e companheiras de Macaé, cuja luta tem sido difundida por emissoras de comunicação da localidade. Também reforçam as atividades os colegas de Rio das Ostras que estão na luta.
Petrópolis mantém solidariedade
Os paredistas de Petrópolis continuam a receber hoje material escolar (lápis, borracha, caderno, etc...) dando continuação à campanha solidária iniciada ontem. Já no dia 22 e na quinta-feira, 23, será a vez de recolherem leite em pó. Será no Fórum , na Avenida Barão do Rio Branco, 2001, sas 11 às 17 horas.
Tá bonito demais!
Na Comarca de São Gonçalo o ritmo não para. A última pedida foi um delicioso cachorro quente da greve, detonado no dia 20 pela moçada. Além disso, lá também estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis e brinquedos, que serão doados às instituições indicadas pela Vara da Infância e Juventude.
Homem primata...
O economista Luiz Gonzaga Beluzzo, em artigo no Estado de S. Paulo, disse que “O capitalismo não vive das regras. Vive da violação das regras”. Está aí uma boa forma de se entender porque os direitos dos trabalhadores são constantemente desrespeitados...
Fonte: Sind-Justiça- RJ (Incluída em 21/10/2008 às 08:52)
Retorna ao índice de Giro Sindical |