Retorna ao índice de Giro Sindical Serventuários vão à OAB cobrar apoio à greve!
Sind -Justiça-RJ
Os serventuários fazem nesta segunda, dia 10, ato em frente à OAB-RJ, onde vão cobrar do seu presidente, Wadih Damouns, que volte atrás em seu posicionamento de jogar advogados e a população contra a justa e legítima greve da categoria. A atividade começa às 14h, onde sairemos do Fórum Central em passeata até a sede da Ordem, que fica no Castelo, Centro do Rio.
Estaremos na oportunidade lembrando que a história da OAB é marcada pela sua trajetória de se colocar ao lado dos que lutam por dignidade. Neste momento, em que o governador Sérgio Cabral Filho não respeita a autonomia dos Poderes e quer desrespeitar a lei que garante a data-base dos servidores, a melhor postura da Ordem é a de defender as reivindicações dos serventuários. Afirmaremos ainda que a greve não é meramente uma questão econômica, pois o nosso movimento também defende um Judiciário melhor para os seus usuários.
A nossa cobrança não é algo vago. Basta dizer que a OAB nacional realizou, há duas semanas atrás, um seminário com o objetivo de combater a criminalização dos movimentos sociais. É importante que aqui no Rio a Ordem siga este exemplo, não cabendo as ameaças de medidas judiciais contra a nossa greve que alguns de seus dirigentes vêm fazendo. Melhor é fazer como alguns Conselheiros, que estão coletando assinaturas em defesa da nossa mobilização.
Greve se amplia
A paralisação da categoria foi ampliada na última sexta-feira, dia 7. Agora também estão de braços cruzados os colegas da 2ª Vara da Infância, Juventude e Idoso da Praça Mauá e os da 5ª Vara Empresarial, ambas da Capital. Em Niterói e em Duque de Caxias a greve cresceu, a exemplo de tantas outras Comarcas.
Conselheiros declaram seu apoio!
“Como advogado e cidadão, eu sempre apoiei o movimento dos serventuários, até por interesse direto. Afinal, todos estarão bem quando uma parte também está. Os advogados que ainda não enxergaram isso e não estão de mãos dadas com vocês não servem para integrar a sociedade. Vamos juntos, até à vitória, na luta por uma Justiça melhor!” João Tancredo, Conselheiro da OAB-RJ.
“Não concordo com o posicionamento do presidente da Ordem, que notificou o Sindicato para cumprimento de 50% de efetivo durante a greve dos serventuários, um completo absurdo. Sequer há lei que regulamente esta paralisação. A OAB deveria era notificar o governador para que ele seja responsável e atenda as reivindicações dos servidores”. Aderson Bussinger, Conselheiro da OAB-RJ.
Conta Bancária do Fundo de Greve
Conforme deliberação da Assembléia Geral do dia 5, o Sindicato disponibiliza uma conta bancária para contribuição espontânea, e de qualquer quantia, para Fundo de Greve.
Cada centavo é importante, pois é necessário reforçamos o caixa da entidade diante dos quase 50 dias de paralisação. Anote aí a conta e colabore: Bradesco, agência 1774, c/c 000160-0, em favor do Sind-Justiça.
Assembléia Geral e Reunião do Comando de Greve
Na próxima quarta-feira, dia 12, acontecem duas importantes atividades da greve. Às 11h, no auditório do Sindicato, se reúne o Comando Geral da Greve, o ‘Comandão’. E às 17h, nas escadarias da Alerj, é a vez dos servidores participarem da Assembléia Geral da categoria.
DIÁRIO DA GREVE
Medidas de urgência
É importante lembrar que, por decisão de assembléia, a categoria durante a greve só atende medidas de urgência, não publicando nada mais do que elas no Diário Oficial. Desta forma, não serão abertos novos prazos para os advogados, evitando assim desgastes desnecessários, que só jogam contra o nosso movimento.
Amaerj irá ao governador
O presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Roberto Felinto, assumiu, nesta sexta-feira (7), junto à diretoria do Sindicato e ao presidente do TJRJ, desembargador Murta Ribeiro, que buscará abrir negociação direta com o governo, com o objetivo de superar o impasse criado pela intransigência do Executivo quanto à aprovação do reajuste dos serventuários.
É caipira!
A moçada da greve da Comarca de Casemiro de Abreu, com seus 99% de adesão, fazem na próxima terça-feira (11), às 13h, uma manifestação na porta do Fórum, seguida de almoço. No cardápio, galinha caipira com aipim. É de dar água na boca...
À Vara
Na nota divulgada no informativo anterior, de título “A maior baixaria”, divulgamos equivocadamente que o relatado aconteceu na Central de Mandados dos Juizados Cíveis do Fórum Central. Correção: foi na Central de Mandados sim, só que na das Varas Cíveis.
Pagando a conta
A atual crise econômica é mais um motivo para que governantes, incluindo aí Sérgio Cabral, enxuguem os gastos públicos. Mas o corte só vale para os trabalhadores. Veja o que publicou a Folha de S. Paulo do último dia 6: “BB vai injetar R$ 4 bi em montadoras”. No mesmo dia, O Globo noticiava que “... até setembro, as montadoras enviaram do Brasil para as matrizes, US$ 4,8 bi”.
Fonte: Sind-Justiça-RJ
(Incluída em 10/11/2008 às 07:19)
Retorna ao índice de Giro Sindical |