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INFORMATIVO 336 - REAJUSTE GOODLIFE

O que aconteceu com o convênio SERJUSMIG/ GOODLIFE

É sabido que as operadoras de saúde disponibilizam preços muito atraentes para usuário com idade menor de 40 anos, mas aos usuários com idade acima de 40 anos, não dispensam o mesmo tratamento.
Isso acontece porque a característica dos usuários com idade superior a 40 anos, é de utilização do plano em até 08 vezes mais em comparação aos de faixas de idade menor.
Ocorre, assim, que os usuários com idade menor, não encontram muitos problemas em conseguir, seja no mercado externo, seja através dos convênios do SERJUSMIG, planos com valores mais baixos. Mas, jamais, no mercado externo, o usuário de faixa-etária acima de 40 anos, encontra preço menor que os praticados nos convênios SERJUSMIG.
É comum, a cada reajuste, os servidores excluírem filhos ou outros dependentes de idade menor e passarem esses para planos com boas ofertas de preço, mantendo no convênio apenas aqueles de maior idade. Isto, conseqüentemente, quebra a solidariedade do plano, que é característica do convênio, ou seja, de os mais novos pagarem preços um pouco maiores, para compensar o preço mais acessível aos de maior faixa de idade.
Com isso, permanece nos convênios, uma maioria absoluta de usuários com idade elevada. Fatalmente, com uma baixa arrecadação e alta utilização, os planos não suportam e contabilizam déficits elevados, que inviabilizam a continuidade dos contratos.
Isto aconteceu com a Goodlife. Ela hoje possui, no convênio com o SERJUSMIG, 218 usuários, dos quais 147 estão na faixa superior a 40 anos de idade. Contabilizou, com isto, um défict técnico que chega à casa dos 118%.
O SERJUSMIG foi chamado para a negociação do reajuste das mensalidades, tendo a Goodlife apresentado um percentual de reajuste de 78% a vigorar a partir da fatura de junho, paga em julho. Conseguiu, num primeiro momento, retardar para a fatura de julho, paga em agosto, a aplicação de qualquer índice. Num segundo momento, conseguiu baixar dos 78% inicialmente propostos, para 55% (cinqüenta e cinco por cento), o índice de reajuste.
Obs.: o SERJUSMIG apurou o alto índice de utilização e o desequilíbrio (de grande massa idosa) que colocou o plano sob risco real de ser cancelado.
Todavia, ganhamos apenas 60(sessenta) dias para que esse índice (55%) continue sendo aplicado. Teremos, neste prazo, que estudarmos alternativas. Abriremos uma licitação e, à empresa que, no geral, apresentar melhores condições, entregaremos todas as carteiras (Goodlife – Previminas e Admédico).
Essa é a única forma de ganhar um pouco mais de força no momento das negociações. Planos pulverizados, como temos hoje, com poucos usuários em cada um, ficam muito vulneráveis. Ex.: uma internação de custo mais elevado que acontece no plano compromete a saúde financeira e resulta em alto índice de reajuste. ( Obs. Na Goodlife, o ano passado, houve uma internação pela qual a mesma pagou R$49.000,00 – considerando, que a fatura paga à Goodlife é em média R$22.000,00 – Ou seja, apenas um procedimento consumiu mais que duas faturas.
Fizemos uma pesquisa externa e verificamos que os usuários com idade superior a 48 anos, nos convênios SERJUSMIG, têm preços infinitamente melhores que os do mercado, que cobra, em média, o dobro dos preços praticados nos convênios SERJUSMIG para essa faixa-etária. (vide tabela no verso)
O Sindicato espera que os servidores possam compreender as dificuldades enfrentadas nas negociações, considerando as duras regras desse mercado e especialmente o quadro que se instalou.
O SERJUSMIG reitera, como acima exposto, que essa situação( reajuste de 55%) só está garantida por 60(sessenta) dias, pois, se até lá não encontramos alternativa que recupere a saúde financeira da carteira, a Goodlife informa que não terá como dar continuidade ao contrato e deverá haver rescisão do mesmo.
O Sindicato conta também com o apoio dos usuários, no sentido de não assinarem várias guias para um médico sem saber o que estão assinando. Caso o médico estabeleça que queira lhe examinar novamente, procure fazer com que isto se dê em prazo máximo de 15 (quinze) dias, pois assim não gera nova cobrança de consulta, etc.

Novos preços Goodlife a vigorar por
60 sessenta dias:

APARTAMENTO: 175,98
ENFERMARIA: 135,20

FISCALIZE, POIS O PREÇO, NO FINAL DAS
CONTAS, É O USUÁRIO QUEM PAGA.


COMPARATIVO


No convênio Unimed/SERJUSMIG
Os usuários de 19 a 58 anos de idade já pagam em média R$157,00 – contra os R$112,00 que os usuários da Goodlife vinham pagando

Os usuários com idade acima de 59 já pagam uma média de R$230,00 – contra os R$112,00 que os usuários da Goodlife vinham pagando
(obs.: esses preços da Unimed serão reajustados no aniversario do contrato - outubro)

No convênio Previminas/SERJUSMIG
Os usuários de 50 a 59 anos já pagam R$183,55 há um ano e agora passarão a pagar R$278,46) – contra os R$112,00 que os usuários da Goodlife vinham pagando

Os usuários acima de 59 anos já pagam R$249,00 e irão pagar R$380,49 – contra os R$112,00 que os usuários da Goodlife vinham pagando

Planos externos (ou seja, praticados para usuários no mercado externo)

Santa Casa
Usuários acima de 30 anos— R$175,78
Usuários acima de 39 anos— R$204,00
Usuários acima de 49 anos— R$276,32
Usuários acima de 54 anos— R$372,14
Usuários acima de 59 anos— R$582,56

Unimed - preço do mercado externo
Usuários acima de 30 anos— R$200,00
Usuários acima de 39 anos— R$269,12
Usuários acima de 49 anos— R$365,25
Usuários acima de 54 anos— R$489,44
Usuários acima de 59 anos— R$763,00

Unimed – Plano OAB/MG
Usuários acima de 30 anos— R$168,00
Usuários acima de 39 anos— R$226,06
Usuários acima de 49 anos— R$306,81
Usuários acima de 54 anos— R$411,13
Usuários acima de 59 anos— R$640,99


Obs.: Procuramos para nos auxiliar nas negociações, o Procon e a ANS - Agência Nacional de Saúde. O Procon informou que não podia atuar em nossa defesa, mas analisou os valores de nossos planos e os considerou bons em comparação ao mercado.
A ANS informou que não atua em planos coletivos.

Procuramos alternativas de novos planos – todas as propostas superam em muito os preços atualmente praticados pelos convênios SERJUSMIG, inclusive uma trazida pela OAB/MG.
Diante dessas dificuldades, as negociações não puderam avançar mais, sob pena de rescisão dos contratos por parte das operadoras.


(Incluída em 20/07/2005 às 12:40)

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