Retorna ao índice de Informativos INFORMATIVO 539 - Ade é aprovado
Na noite de ontem, por volta das 22h20, o PL que institui o ADE (Adicional de Desempenho) no âmbito do Judiciário mineiro foi aprovado por UNANIMIDADE, coroando com êxito uma luta séria, consistente e persistente, travada pelo SERJUSMIG e por todos os Servidores que acreditaram no poder da mobilização, acataram o comando da entidade, enviaram mensagens aos deputados, participaram das votações (3 Comissões; 1º turno; retorno a 1ª Comissão e, finalmente, 2º turno).
Foram longos meses de luta e o ADE, tal qual um bebê que nasceu feio, chegou na ALMG com percentuais fracionados, negando o retroativo, prevendo que o servidor só faria jus ao benefício 90 dias após completar os requisitos, e não contemplando as avaliações de 2009 (para fins de retroativo).
Valeu a pena! O bebê se transformou em uma criança LINDA!
O projeto inicial foi aperfeiçoado por meio das emendas apresentadas e discutidas com os parlamentares pelos Sindicatos, SERJUSMIG e Sinjus, (tabela com percentuais inteiros; retroativo garantido; direito ao benefício no mês subseqüente à aquisição do direito), e contando sempre com o imprescindível apoio dos Servidores no envio das mensagens e no comparecimento à ALMG.
Na última Comissão pela qual o projeto passou antes de ir a plenário, até deputados que apoiaram as emendas durante a tramitação do projeto alertaram as entidades sobre a necessidade de convencer o TJ a retirar a objeção às emendas, sob pena destas não passarem pelo crivo do plenário.
Houve até ameaça de retirada do projeto de tramitação caso não houvesse consenso sobre a retirada das emendas.
Persistentes, as duas entidades voltaram ao TJMG e através de uma argumentação sólida convenceram o presidente do TJMG a retirar a oposição às emendas, que, então, ficaram livres para a aprovação em plenário. (Veja a cobertura dessa reunião no site do Sindicato)
Foi um processo longo, desgastante, mas que VALEU A PENA!
Comemorem Servidores! O ADE agora é uma realidade, restando apenas ser sancionado pelo Governador, o que deve acontecer em questão de dias.
Mas, mais do que isto: Que todos aprendam definitivamente uma lição: Não há vitória sem luta. E a melhor forma de lutar é sabendo enfrentar os desafios, utilizando as armas certas, nos momentos certos.
E esta VITÓRIA construímos sobre pilares sólidos, argumentos contundentes e exaustiva negociação, seja junto ao próprio TJMG, seja perante alguns deputados que a princípio se opunham às emendas e que no decorrer da tramitação, restaram convencidos da justiça e legitimidade das mesmas.
Os agradecimentos dos Servidores a todos os deputados, pela aprovação unânime do projeto na data de ontem (24/11), e em especial a: Weliton Prado; Mauri Torres, Sargento Rodrigues; Domingos Sávio; Lafayette de Andrada; Délio Malheiros; Carlin Moura e Padre João pela apresentação e defesa das emendas na fase de tramitação pelas Comissões.
O SERJUSMIG comunica que o próximo passo agora é cobrar do TJMG que inicie o processamento da folha de pagamento relativa ao retroativo, pois o valor necessário já foi aprovado em verba suplementar e o pagamento garantido pelo presidente da Instituição.
E para que todos possam certificar a luta travada para alcançar esta vitória, vejam algumas fotos no site do SERJUSNMIG– link: destaque.
(Incluída em 25/11/2009 às 12:04)
Retorna ao índice de Informativos |