conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

SERJUSMIG participa de Congresso da Fenajud.

Nos dias 13,14 e 15 de novembro aconteceu o VII Congresso Nacional dos Servidores do Judiciário (CONSEJU), promovido pela FENAJUD na cidade de Brasília/DF.

O SERJUSMIG participou do evento representado pelos diretores: Sandra Silvestrini (presidente), Rui Viana (2º vice-presidente), Tatiana Borges (subdiretora financeira) e Théo Lélis ( diretor de recreação, esporte, lazer e cultura)

O CONSEJU, que teve como tema este ano “A essencialidade do servidor para um Judiciário forte e respeitado”, reuniu representantes de diversas entidades representativas dos trabalhadores do Judiciário de todo o país.



Na abertura dos trabalhos estavam presentes o Conselheiro do CNJ Dr. Antônio Umberto de Souza Júnior, a deputada federal Alice Portugal, o Secretário Executivo da Confederación Latinoamericana de Trabajadores del Poder Judicial Ariel Pringles, a Secretária Executiva da ISP-Brasil Internacional de Serviços Públicos Mônica Valente, o Coordenador da Secretaria da Reforma do Judiciário no Ministério da Justiça Dr. Wagner Souza, a Coordenadora da FENAJUFE (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União) Jaqueline Silva, o Diretor da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) José Osmiar Bertazzoni.



No segundo dia começaram os debates acerca de vários temas de interesse da categoria. O primeiro assunto a ser abordado foi com o conselheiro do CNJ, Antônio Umberto Jr. que falou sobre “O CNJ E OS SERVIDORES DO JUDICIÁRIO”. O segundo painel trouxe à discussão o tema “PEC 190/07: Estratégias e Perspectivas de Ação Sindical”, apresentado pelo deputado federal Flávio Dino.



Além disso, foram discutIdoS temas em torno das proposições legislativas que tramitam no Congresso Nacional sobre “Direito de Greve e Negociação Coletiva no Serviço Público” que teve como principal debatedor o jornalista paulista Altamiro Borges, além de José Osmir Bertazzoni da CSPB e o argentino Ariel Pringles, Presidente da Confederação Latinoamericana.

Esse painel em particular, teve importantíssimas intervenções dos congressistas já que os temas tratados estão na pauta de discussão das entidades representativas dos trabalhadores do setor público, sendo destacado ao final – tal como aconteceu em outros eventos da Fenajud – que não se pode pensar na aprovação dos projetos que estão em tramitação no Congresso tratando sobre a regulamentação do direito de greve no serviço público, sem antes se tratar do direito à negociação coletiva, que na prática, ratificará a convenção da 151 da OIT. Caso contrário, não se estará regulamentando o direito de greve dos Servidores públicos e sim aprovando um pacote anti-greve.

Outro tema tratado foi a Previdência dos Servidores públicos, que está sob hipótese de sofrer novas mudanças. Os congressistas foram chamados a discutir melhor este assunto, a fim de construir uma proposta que mantenha a estabilidade financeira da Previdência, sem prejuízo aos direitos dos trabalhadores.




Encerrado os painéis, os participantes se voltaram para as questões internas da Fenajud, onde forram apresentadas recomendações para reforma estatutária, sugestões para pauta de reivindicações e plano de lutas da federação, além da aprovação de cinco moções, dentre as quais uma de apoio à greve dos trabalhadores do Judiciário do Estado do Rio de Janeiro que já dura 54 dias e contra a postura da OAB daquele Estado que obteve lliminar determinando o retorno ao trabalho de 50% dos grevistas e impondo multa à entidade.



Os representantes do SERJUSMIG avaliaram de forma positiva o Congresso, principalmente por propiciar o debate e a troca de experiências de lideranças Sindicais de diversos Estados e favorecer o estabelecimento de lutas unificadas.



Retranca: Diretoria da Fenajud é reeleita

“Cumprindo a pauta estabelecida pela diretoria e constante do edital publicado no Diário Oficial da União, os delegados deliberaram pela reforma estatutária em situações pontuais que precisavam ser adequadas, ficando decidido uma convocação de congresso extraordinário para setembro de 2009 com o fim específico de ampla reforma estatutária, sem prejuízo de outros assuntos relevantes. Ainda de acordo exigência estatutária a diretoria executiva apresentou as contas do período de sua gestão, precedido da análise pelo conselho fiscal, sendo deliberação ao final pela aprovação por maioria absoluta de votos dos delegados aptos a votar.

Momentos de articulação nas salas e corredores do hotel para a discussão em torno de chapas que concorreriam à eleição da Fenajud para o próximo triênio, terminou numa sinalização de unidade dos sindicatos em torno do fortalecimento e maior crescimento da federação, eis que politicamente acertou-se uma chapa de consenso. Coordenando os trabalhos de eleição Josafá Ramos apresentou a única chapa concorrente, abrindo-se o processo eleitoral por unanimidade foi reconhecido o trabalho desenvolvido pela Fenajud nos últimos dois anos e reelegeu Maria José Silva “Zezé” como presidente da entidade, sendo em seguida empossada toda a diretoria executiva e conselho fiscal eleitos.

Em seu discurso de posse e já dando por encerrado o VII CONSEJU Maria José “Zezé” resumiu suas palavras numa promessa: Trabalhar, trabalhar, trabalhar!!

Viva a democracia, viva a unidade dos trabalhadores do Judiciário!” (Fonte: Site fenajud)


(Incluída em 18/11/2008 às 14:29)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524