conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Escrivães das Varas Cíveis de BH reivindicam melhores condições de trabalho


No final da tarde do dia 10/2 (terça-feira), a presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini, e os vices-presidentes, Luiz Fernando Souza e Rui Viana, reuniram-se com um grupo de Escrivães das Varas Cíveis do Fórum de Belo Horizonte para tratar de assuntos afetos às suas secretarias.

A reunião foi solicitada pelos mesmos, com o intuito de apresentar ao Sindicato as dificuldades que vêm encontrando para o bom desempenho do trabalho e, ainda, as conseqüências para a saúde dos trabalhadores.

Durante o encontro, os chefes de secretaria expuseram as dificuldades enfrentadas nas Varas Cíveis, decorrentes, principalmente, do excesso de processos e o número reduzido de funcionários.

Demonstraram, também, as especificidades dos trabalhos, o que faz com que processos que entram em suas Secretarias, normalmente tenham tramitação mais longa.

Segundo relatos de alguns Escrivães, a média de processo por servidor hoje nas varas cíveis chega a 600. Isso, se considerar os 10 servidores lotados na Secretaria Cível de BH trabalhando o ano inteiro (desconsiderando férias, licenças médicas, etc).

Num rápido levantamento foi apontado dados que demonstram que, em média, cada vara cível do Fórum de BH trabalham com cerca de 6 mil processos.

Diante dessa situação alarmante, os servidores sofrem pressão e cobrança de advogados o tempo todo, muitos se dirigindo à Corregedoria para registrar denúncias ou reclamações.

Se não bastasse tudo isso, na maioria das Secretarias as condições de trabalho relativas a espaço físico, computadores, ventilação, etc. são precárias, agravando ainda mais as dificuldades e prejudicando o bom desempenho das atividades.

Diante da situação relatada, os diretores do SERJUSMIG, juntamente com o grupo de escrivães presentes à reunião, decidiram realizar uma pesquisa em todas as Secretarias Judiciais de BH, a fim de levantarem dados que serão registrados em um relatório que o Sindicato encaminhará às autoridades competentes e registrará junto à Correição que está ocorrendo no momento em BH.

Em caráter emergencial, visando tentar minimizar a situação relativa às Varas Cíveis, um documento apontando algumas sugestões, a ser confeccionado pelo SERJUSMIG, com a colaboração dos Escrivães dessas, será encaminhado às mesmas autoridades.


Assessoria de Comunicação do SERJUSMIG
(Incluída em 12/02/2009 às 10:36)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524