conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Encontro 2010: tarde de sexta mantém o ritmo de produtividade com qualidade


Sexta (27/8/2010): manhã intensa e tarde com semelhante densidade produtiva. Essa já era a previsão possível no retorno do almoço do “12º Encontro de Delegados SERJUSMIG”. Afinal, a “ocupação” do Auditório Azul do Tauá começou com igual ânimo. No local, desde a noite da quinta, 26, estão em análise ideias e ideais de quase 500 representantes dos profissionais da Primeira Instância do Tribunal de Justiça de Minas (TJMG). Até o domingo, 29, eles permanecem concentrados e, assim UNIDOS, vão traçando metas; trocando experiências e, sobretudo, ampliando propostas para fortalecer a categoria no âmbito das Alterosas. A cobertura do evento está sendo feita, aqui em nosso site, na medida em que as atividades vão se desenrolando. Encerrado este “Encontro 2010”, em breve, o SERJUSMIG vai editar um material com o apanhado-geral, trazendo pormenores dos debates e das propostas aprovadas no evento. Dessa forma, todos os servidores terão elementos para ampliar conhecimentos e conscientização.

Tarde ensolarada: Na etapa vespertina desta sexta, 27, iniciada por volta das 14 horas, a exemplo do que havia ocorrido pela manhã, os delegados se mostraram interessados e participativos. Com esses ingredientes, foi um auditório lotado que recebeu as sindicalistas Yvone Barreiros e Beatriz S. Cerqueira. As trabalhadoras representavam, respectivamente, a Associação dos Oficiais de Justiça/SP (Aojesp) e o Sindicato dos Professores da Rede Pública/MG (SindUte/MG). Ambas expuseram detalhes (e percalços) das recentes experiências de greve conduzidas, neste 2010, pelas duas entidades. Depois das explanações, vieram pertinentes questionamentos e esclarecimentos.

Aquecimento contínuo: após curta pausa para um “lanchinho”, que garantiu ativar ainda mais as energias, os delegados retomaram as discussões, acompanhando mais uma palestra enriquecedora. Desta vez, contando com o técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio, que abordou “Organização Sindical na Atualidade”. Durante a fala de Clemente, as muitas ideias e informações garantiram o calor do início da tarde, mesmo com o insinuar da noite. Por volta das 18 horas, ainda havia ânimo para se debater o conteúdo da explanação. Sempre tendo o mesmo foco: esforços centrados na troca de ideias e na articulação voltada às necessidades, expectativas e desafios de TODA a categoria, bem como no desenvolvimento do trabalho em meio à base.

Noite quente: por volta das 19 horas, a etapa desta sexta, 27, chegou ao fim. O debate sobre o “Resumo das lutas” consideradas essenciais (elencadas pelos delegados, legítimos representantes de todas as regiões da Justiça mineira) foi iniciando, e sua continuidade ficou para o dia seguinte. Após o encerramento, chegou-se à hora da necessária alimentação do físico (no sempre fraterno jantar), já que a mente havia passado o dia todo se fartando. Antes, porém, houve informes sobre a dinâmica dos trabalhos do sábado, 28, que também terão início às 9 horas. E a pauta promete: ainda há bastante a se debater, estudar e construir em prol de mais qualidade de vida profissional para o servidor do Tribunal de Minas.

Veja fotos do Encontro


(Incluída em 27/08/2010 às 18:43)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524