conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Brasil sediará congresso de Trabalhadores do Judiciário Latinoamericano


O Brasil sediará em 2011 o próximo congresso da CLTPJ (Confederação Latino-americana de Trabalhadores do Poder Judiciário), conforme definição feita durante a Conferência Regional Interamericana da ISP (Internacional de Serviços Públicos) na cidade de Cartagena, Colômbia realizada de 07 a 13 de setembro.

Paralelo à conferência da ISP a CLTPJ realizou o seu congresso que dentre outros pontos definiu a reestruturação da entidade, eleição do novo Comitê Executivo, assuntos comuns aos países membros, denúncia à OIT de perseguições a líderes sindicais na Venezuela e Peru, além da definição da pauta do próximo congresso.

O Brasil por meio da FENAJUD além de ter sido escolhido para sediar o próximo congresso teve sua participação contemplada na nova composição do Comitê Executivo da CLTPJ, tendo sido eleito o Diretor de Comunicação da federação Josafá Ramos como o 1º Vice-Presidente da Confederação Latinoamericana de Trabalhadores do Judiciário.

Segundo o presidente eleito da CLTPJ, "com a eleição do dirigente sindical Josafá Ramos o Brasil passou a ocupar de fato e de direito papel de destaque político sindical na região da América Latina, como reflexo dos trabalhos da FENAJUD e da política de abertura social que o Governo Lula fez nos últimos anos". Para os sindicalistas latinoamericanos o presidente Luis Inácio Lula da Silva representa para a América Latina a maior personalidade política dos últimos tempos e a política aplicada no país deve servir de exemplo para os demais países.

A FENAJUD E A CLTPJ

A Confederação Latinoamericana de Trabalhadores do Judiciário contempla federações, sindicatos e associações nacionais de trabalhadores tanto do judiciário estadual quanto do judiciário federal.

A confederação está presente em 15 países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Uruguai, Peru, Venezuela.

Os coletivos da Confederação Latinoamericana de Trabalhadores do Judiciário têm mostrado o quão é importante o intercâmbio de experiências entre os colegas e entidades, pois é uma oportunidade de se discutir assuntos que antes se pensava serem únicos dos brasileiros perseguição a dirigentes sindicais com demissões, inclusive, flexibilização dos direitos trabalhistas, terceirização da mão de obra, assédio moral, disparidades salariais, ausência de ratificação ou regulamentação das convenções da OIT, como a 151, além de outros assuntos.

Como registrado, a CLTPJ está presente em toda a América Latina e Centro-América, contando hoje com a filiação de 15 países e 17 entidades nacionais. A eleição dos dirigentes é anual e a sua composição é de um Comitê Executivo formado por três dirigentes (Presidente, 1º Vice-Presidente e 2º Vice-Presidente), além de três suplentes, o qual é assessorado por secretarias setoriais (Direitos Humanos, Comunicação, Assuntos Jurídicos, Capacitação e Finanças) e um secretário executivo.

A participação da FENAJUD nesse congresso se deve ao fato de a mesma fazer parte como filiada da ISP e da CLTPJ. A ISP é a única entidade de classe representativa dos servidores públicos internacionalmente reconhecida, ao passo que a CLTPJ é a única representativa dos trabalhadores do Judiciário de que se tem notícia no mundo.

O Brasil através da FENAJUD se filiou oficialmente à CLTPJ em agosto de 2009 o congresso ordinário da federação ocorrido em 2008 autorizou a filiação quando do encontro dos trabalhadores que se realizou na cidade de São José, capital da Costa Rica.

A FENAJUD recebeu nesse congresso em Cartagena através de sua presidente Maria José "Zezé" o certificado de comprovação de filiação à CLTPJ.

Temas transversais

A FENAJUD – através dos dirigentes Maria José Silva, João Ramalho e Josafá Ramos e o jovem convidado Makrisi de Sá além de ter participado do congresso da Confederação Latinoamericana de Trabalhadores do Judiciário nos dias 08 e 09, continua participando da Conferência da ISP por meio de workshops transversais como: Gênero e equidade salarial, raça e jovens no serviço público. Outros temas também estão sendo trabalhados.

Fonte: Fenajud
(Incluída em 10/09/2010 às 09:31)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524