conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Eleições 2010: Diap aponta menor renovação no Parlamento, mas nova face

Embora não preveja grandes mudanças na composição das bancadas, especialista acredita em legisladores mais preocupados, com ação guiada pela Lei da Ficha Limpa. Que bom! Tomara que isto se confirme!


A tendência de renovação no parlamento federal ainda é alta. Entretanto, as “novas cabeças” serão em número inferior ao de eleições anteriores. A “cara” dos Legislativos, porém, deve mudar um pouco. As informações são do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Segundo recente pesquisa, nas eleições de outubro deste ano, muitos dos deputados que concorrem à reeleição perderão sua vaga. O levantamento prevê uma média de renovação superior a 40%. Muitos “novatos”, sim, porém menos do que em pleitos anteriores (nos últimos cinco anos, houve renovação média próxima aos 50%). O tamanho das bancadas também não deve sofrer mudanças bruscas.

Segundo especialistas, apesar de haver uma “imagem ruim” ligada ao Parlamento Brasileiro (e isso em todos os âmbitos, não apenas no federal), o alto custo das campanhas e a Lei da “Ficha Limpa” (LC 135/10) contribuem para essa menor renovação. Ainda assim, o assessor político do Departamento Intersindical, Antônio Queiroz, avalia o percentual brasileiro como “muito elevado em relação ao de outros parlamentos". Ele ressalta, no entanto, que isso não significa, necessariamente, novos nomes no Legislativo. Isto, porque as vagas não devem ser ocupadas por pessoas sem experiência no Poder. Há ex-secretários, ex-ministros e ex-deputados, por exemplo, na disputa eleitoral. Dessa forma, o especialista acredita que haverá “uma circulação no Poder".

Limpeza: mas, a despeito desta última previsão de Queiroz, ele acredita numa mudança comportamental dos eleitos, exatamente em razão da “Ficha Limpa”. Com a nova Lei “à espreita”, o especialista vislumbra um perfil diferenciado na nova composição dos Legislativos. Para ele, deputados e senadores, seguramente, estarão mais “vigilantes” quanto às suas ações. Esta, sim, é uma boa nova! Esperemos que, aqui nas Alterosas, a “limpeza” se confirme com amplidão. Quem sabe, com uma “nova face”, a próxima composição da Assembleia mineira (ALMG) tenha mais deputados afinados com as causas dos trabalhadores e da verdadeira Justiça, não é mesmo? É claro que isso depende, essencialmente, de nós, eleitores. Então, servidor, acompanhe as lutas do SERJUSMIG na ALMG. Assim, você pode ter parâmetros sobre deputados que merecem (ou não) o seu voto!

Fonte: Diap (13/9/2010)

(Incluída em 15/09/2010 às 13:21)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524