conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Susto e intimidação assustam colegas e usuários da Justiça em Taiobeiras

Incêndio no fórum: mais um exemplo da fragilidade na segurança da Justiça Estadual


O SERJUSMIG se solidariza com os colegas da Comarca de Taiobeiras, lamentando noticiar a ocorrência de um incêndio – ao que tudo indica – criminoso, na sala de audiências/salão do júri e no gabinete da Juíza da Comarca, Drª Marcela Oliveira Decat de Moura. Testemunho da fragilidade das instalações do fórum local, a triste ocorrência nos foi encaminhada pelo delegado que representa o NOSSO Sindicato na cidade, companheiro Wellington Quintiliano. Segundo os dados repassados pelo colega, registrados no Boletim de Ocorrência (BO) número 4185/10, o incêndio teria sido provocado, na madrugada de 9/12/2010, com a utilização de líquidos inflamáveis. Até o fechamento desta nota, por volta das 14h do dia 13/12, ainda não havia identificação dos criminosos.

Apesar de ter causado diversas perdas materiais e danos ao ambiente, o fogo não chegou a danificar documentos/processos, segundo o relato de Wellington. Entretanto, evidentemente, ressalta ele, TODOS estão perplexos com o vandalismo gratuito (que estaria sendo visto pelos companheiros da comarca como uma tentativa de intimidação) . Membros das Polícias Militar (PM) e Civil estiveram no local, a fim de verificar a denúncia, bem como de realizar a devida perícia, para dar início às investigações. NOSSO delegado Sindical reitera a preocupação de toda a categoria, no que tange à fragilidade de segurança em inúmeros Fóruns Mineiros (explicitada pelo SERJUSMIG na atual campanha “Saúde e Segurança Merecem Atenção, para o Bem do Servidor e da População”)

O cenário de susto e indignação em Taiobeiras (pouco tempo depois da morte do vigilante noturno Paulo de Jesus, no Fórum de Contagem) faz com que inúmeros colegas ressaltem o descaso da administração do Tribunal de Justiça (TJMG) no que tange à segurança. Prova disso é o que registra Wellington em relação a Taiobeiras. O companheiro informa que, desde a administração da juíza anterior, Drª Grazziela Maria de Queiróz F. Peixoto, tem-se requisitado ao TJ a lotação de vigilantes noturnos para o fórum. Mas nada é feito! E, enquanto o Tribunal faz “ouvidos moucos”, servidores e usuários ficam à mercê de toda a sorte de riscos. Isto precisa ter fim!. Por isso, é importante a coleta do abaixo-assinado da “NOSSA CAMPANHA DE SEGURANÇA” (disponível no site antigo.serjusmig.org.br), a fim de, em breve, levá-lo às autoridades, solicitando providências IMEDIATAS. E que estas garantam tranqüilidade, a usuários e trabalhadores, em quaisquer instalações da Justiça Estadual, e em TODAS as comarcas de Minas Gerais.

(Incluída em 13/12/2010 às 14:40)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524