conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Colegas do Rio deliberam fim da GREVE

AGE decide retomada das atividades e TJRJ sinaliza positivamente a reivindicações


Após mais de 80 dias parados, revezando-se em plantões, os nossos colegas do Judiciário Fluminense (TJRJ) decidiram suspender o movimento grevista. Tal deliberação foi feita na tarde de ontem, quinta, 6/1/2011, durante a Assembleia-Geral Extraordinária (AGE) da categoria, realizada nas escadarias da Casa Legislativa do Rio. Após a votação da AGE, o Sindicato representativo dos servidores (SindJustiça/RJ) publicou nota informando a suspensão da mobilização e a retomada das atividades normais nesta sexta, 7/1. Entretanto, há nova assembleia agendada para 11/1 (às 18h30). Nesta, serão avaliadas a situação dos servidores, a postura do TJ e do Governo nas negociações e o calendário de mobilização.

No texto, o SindiJustiça/RJ volta a ressaltar que o movimento grevista foi deflagrado para pressionar o governo do Rio a cumprir uma decisão judicial. Tal sentença obrigava o Estado a pagar um percentual extra de 24%, este decorrente de ação movida pelo Sindicato (mas, ressaltando a isonomia garantida na Constituição Federal, a entidade reivindicava pagamento ao conjunto dos servidores). Com a greve, o Governo concordou em pagar, mas apenas àqueles que eram citados como co-autores da ação, sem estender o percentual aos demais servidores. Em razão disso, com MUITA GARRA, nosso colegas insistiram no movimento, “segurando-o” por quase três meses, sob ameaças, cortes, remoções arbitrárias, entre outros “ataques” da Administração daquele Tribunal, todos denunciados pelos grevistas como “violações ao constitucional direito de greve” .

Após a AGE de 6/1, a Comissão Negociação da categoria (constituída de serventuários e membros do Sindicato) reuniu-se com o presidente do TJRJ, desembargador Luiz Zveiter. Na oportunidade, o grupo argumentou sobre a necessidade de o TJRJ suspender as punições impostas aos grevistas. Segundo a nota do SindiJustiça/RJ, embora tenha se mostrado irredutível a princípio, depois da conversa com a Comissão, Zveiter teria dado sinalizações positivas, concordando em “pensar sobre o assunto (revendo seu posicionamento), bem como dar uma resposta na próxima semana”. Para garantir o pagamento de fevereiro, que também seria “cortado”, o presidente do TJ Fluminense teria atestado vai se reunir a diretora de Pessoal do Tribunal (que, já na segunda, 10/1,) a fim de garantir os vencimentos e benefícios. O magistrado também teria dito que pretende negociar com o Executivo, a fim de encontrar uma saída orçamentária que garanta o pagamento dos 24% para todos os servidores. (Fontes: Nota do SindiJustiça/RJ , recebida via email, e site da entidade)

(Incluída em 07/01/2011 às 15:19)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524