conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Reunião sobre Plano de Carreiras não traz ânimo

União! É assim que garantimos ganhos e combatemos perdas


Garantir mudanças que aperfeiçoem o Plano de Carreiras (PC) do servidor do Judiciário Mineiro (TJMG). Assim pensam os representantes do SERJUSMIG ao negociar com o Grupo de Estudos (GT) responsável pelas alterações no PC. NOSSA entidade quer ver a carreira dinamizada e, a todo custo, evitar perdas ao servidor (pois são danos que, inevitavelmente, refletem em desestímulo e afetam a qualidade da prestação jurisdicional, ou seja, resultam em prejuízos a TODOS). No dia 24/3/2011 (quinta), o GT voltou a se reunir. NOSSO Sindicato compareceu ao encontro, representado pela presidente, Sandra Silvestrini; e pelo 2º vice-presidente, Rui Viana. Na oportunidade, o SERJUSMIG foi fazer a defesa das propostas que, no dia 17/1, apresentou ao TJMG (confira o documento, na íntegra, no site antigo.serjusmig.org.br, no link Plano de Carreiras). Dirigentes dos outros sindicatos (Sinjus-MG e Sindojus) também compareceram à reunião. O Superintendente da Escola Judicial (Ejef), Des. Joaquim Herculano Rodrigues, esteve, pessoalmente, participando da reunião. Esta objetivou à "apresentação do ‘Trabalho Final’ do GT" (e não ao debate, como havíamos solicitado).

Além dos sindicalistas e do desembargador, presença de todos os membros do GT (instituído pela Portaria 193/2010 para o trabalho de revisão do PC), bem como dos assessores da presidência do TJMG (Senhores Gutenberg José Leite Junqueira e Luiz Carlos Elói); de Neuza Maria das Mercês (Diretora de RH) e do Titular da Secretaria de Planejamento (Seplag/TJ), Renato Cardoso Soares. A reunião foi aberta com uma breve explanação da integrante do GT, Maria Madalana C.G. Girão. (destaque-se: apenas ao final da reunião é que foi entregue aos Sindicatos uma “cópia [impressa] da Minuta de Resolução e do Relatório dos Trabalhos”. Ou seja, a minuta apresentada pelo Grupo não pôde ser debatida detalhadamente. Pois, sem acesso prévio ao documento, os sindicalistas tiveram muita dificuldade para, de pronto, manifestar-se sobre a nova proposta) . Mesmo assim, ao final da apresentação de abertura, os representantes do SERJUSMIG ressaltaram: “é primordial, antes de qualquer mudança, que se coloque a CARREIRA EM DIA, por meio da conclusão dos processos das Promoções Verticais (PVs) 2007 e 2008, bem como da publicação dos editais de 2009, 2010 e, se possível, 2011 (em respeito à segurança jurídica: não se muda uma regra no meio do caminho).

Avanço ou retrocesso? Essa prévia do que deverá ser o “Trabalho Final” realizado pela equipe revisora do PC deixou NOSSOS representantes com uma inevitável (e lamentável) certeza: “quase nenhum avanço; pouquíssima consideração às proposições dos servidores; e argumentos pouco consistentes na tentativa de se ‘justificar’ a negativa às considerações e proposições de NOSSA entidade”. Os diretores do SERJUSMIG fizeram questão de enfatizar a importância de se abarcar algumas das propostas que encaminhamos (TODAS elaboradas com participação, apoio e respaldo da categoria). Destacamos, entre estas (além da regularização das PVs), a questão da Carreira do Oficial de Apoio (alvo de um abaixo-assinado, contendo incontáveis assinaturas, entregue durante a reunião – veja, na foto, a pilha de documentos com Sandra). Como não houve condições de se chegar a um consenso na citada reunião, NOSSO Sindicato estuda convocar a categoria para uma nova Assembleia-Geral (AGE), cujo enfoque central deverá ser essa “revisão” do Plano de Carreiras.

Por ora, ficou definido apenas que, em QUINZE DIAS, os Sindicatos devem estudar o “Relatório Final” do GT de revisão do PC, manifestando-se sobre tal trabalho. Os dirigentes do SERJUSMIG pretendem reiterar algumas propostas, apresentando contra-argumentos às “justificativas” (utilizadas pelo GT para negar importantes propostas). Além disso, voltaremos a defender a necessidade premente de que a Casa não permita PERDAS ao PC. Para tanto, é essencial ouvir a voz do Sindicato, que, na verdade, é a voz da categoria: “queremos JUSTIÇA na Casa Justiça; queremos avanços e, se não se consegue avançar, não podemos nos conformar com retrocessos. Isto não!” Já solicitamos ao GT o tal “Relatório Final” digitalizado. Assim que o recebermos (provavelmente em formato PDF), vamos publicá-lo em nosso site. E mais: após estudá-lo cuidadosamente, disponibilizaremos, também online, nossas considerações sobre cada proposição do GT (ou sobre as “justificativas” que utilizam para negar nossas proposições).Caro(a) companheiro(a) servidor(a), fique ligado(a)! Acompanhe tudo o que diz respeito ao NOSSO PC, participe das assembleias, bem como de qualquer ação cujo foco seja: GARANTIR GANHOS E COMBATER PERDAS! “A união do rebanho obriga o leão a ir dormir com fome”. Isto é SABEDORIA! Então, sejamos sábios!

(Incluída em 25/03/2011 às 17:49)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524