conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

GT do reajuste escalonado inicia os trabalhos

Membros do Grupo receberão cópia da proposta preliminar do TJ, a fim de estudá-la e apresentar sugestões na próxima reunião, em 25/10 (terça)


Na terça-feira, 11/10/2011, foi realizada a 1ª reunião do Grupo de Trabalho (GT) encarregado de apresentar proposta para Melhoria na Remuneração dos Servidores (instituído pela Portaria nº 2.611/2011). Este encontro inaugural teve como cenário a sala de reuniões da Assessoria Técnica e Jurídica ao Planejamento e à Gestão Institucional do Tribunal Mineiro (Asplag/TJMG), que fica no 11º andar do Anexo I da Unidade Goiás do TJMG. Na oportunidade, a presidente do Grupo, Soraya Shinzato (da Secretaria de Planejamento - Seplag/TJMG), apresentou uma proposta. Esta, a princípio, é projetada para os próximos três anos, visando a, na prática, equiparar os vencimentos das classes iniciais dos Servidores do Judiciário Mineiro aos dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho – 1ª Região (RJ). A apresentação da proposta foi acompanhada pelos demais membros do GT (representando o SERJUSMIG a presidente da entidade Sandra Silvestrini).

A proposição exposta por Soraya é apenas uma preliminar. É sobre ela que o GT vai iniciar os trabalhos, estudando-a e aprimorando-a. Para tanto, serão feitas simulações das carreiras nos próximos três anos. De acordo com Sandra, ficou claro que tal “GT foi instituído com a tarefa principal de apresentar uma proposta que melhore, especialmente, as classes iniciais da Carreira do TJMG, a fim de conter o problema de evasão de Servidores posicionados nessas classes” (problema este detectado pela própria Administração do TJMG). A ideia é de que o Grupo elabore formas de facilitar essa recuperação dos patamares iniciais, cuidando, contudo, para evitar prejuízo aos Servidores posicionados nas classes subsequentes. Porém, a concessão de reajuste em índices lineares já está descartada. As reposições deverão contemplar os padrões inferiores (classes iniciais das carreiras) com um percentual maior.

Durante a reunião, ressaltou-se o fato de os salários pagos pelo TJMG para as citadas “classes subsequentes”, se comparados aos de outros Tribunais, estarem, na maioria das vezes, em igualdade. Haveria, inclusive, alguns casos em que chegam a ser superiores. Por outro lado, ao se comparar os salários das classes iniciais do TJMG aos de outros Tribunais a situação muda. Na maioria destes casos, os valores do TJMG são inferiores. Esta seria a principal razão para se revisar a tabela de escalonamento vertical de salários, de modo a diminuir a distância entre os salários iniciais e finais, sem quebrar o espírito da Carreira. A próxima reunião do Grupo foi agendada para o dia 25/10 (terça-feira). Até lá, os integrantes do GT deverão receber cópia da proposta preliminar. Assim, poderão estudá-la e aperfeiçoá-la, a fim levar sugestões para próximo encontro de trabalho do Grupo.

(Incluída em 13/10/2011 às 14:09)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524