conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Ambiente de trabalho insalubre persiste em Governador Valadares

SERJUSMIG visita a Comarca e testemunha o sufoco dos/as colegas, sob quase 40 graus, e trabalhando sem ar-condicionado


Trabalhar sem ar-condicionado, em meio a obras, em pleno verão, e sob um calor que beira os 40 graus. Que sufoco, heim! E sufocados assim continuam trabalhando os companheiros e as companheiras de Governador Valadares. Depois de ouvir inúmeras queixas, e de reportá-las ao Tribunal de Minas/TJMG (relembre aqui), representantes do SERJUSMIG compareceram à Comarca, na sexta-feira, 9/3/2012, a fim de verificar se as dificuldades haviam sido, ao menos, amenizadas. Lamentavelmente, o que testemunharam (e ouviram) não foi isto. A obra de substituição dos equipamentos do ar-condicionado (iniciada no “Recesso 2011/2012”, em PLENO VERÃO) continua. Mas sem que se tenha feito qualquer esforço para atender às reivindicações dos profissionais que trabalham no local (inclusive algumas colegas grávidas). A simples instalação de um gerador (acompanhado de aparelhos móveis de ar-condicionado), enquanto a obra tem continuidade, já poderia trazer algum alento. Por isso, em nome da boa prestação dos serviços jurisdicionais, o Sindicato volta a apelar ao Tribunal: é preciso uma ação emergencial para, NO MÍNIMO, amenizar, a atual insalubridade que reina em GV (onde tem feito cerca de 40 graus).


Durante a visita, acompanhados de companheiros/as, os sindicalistas se reúnem com o Diretor do Foro de GV



É evidente que, ao tomar conhecimento de que, enfim, após inúmeros e constantes apelos, os equipamentos de climatização velhos (e problemáticos: viviam dando defeitos e causando transtornos) seriam substituídos , todos vibraram. Entretanto, a escolha do TJMG, em executar a obra ao longo do verão (que, naquela região, é MUITO QUENTE), não foi muito feliz. Como a obra está programada para ser concluída em quatro meses, uma boa medida seria o TJMG trabalhar em prol da antecipação do calendário, solicitando mais profissionais para a execução dos serviços. Afinal, em Governador Valadares, ao problema do calor - agravado pela obra (feita sem ar condicionado provisório, para amenizar o “sufoco”), somam-se o ENORME volume de processos e a alta carga de trabalho. Situação que requer, inclusive, a atenção e o acompanhamento do Setor de Saúde do Tribunal (com vista a orientar os/as profissionais, entre os quais há mulheres grávidas, sobre as melhores formas de lidar com os transtornos da situação).


Representantes do SERJUSMIG dialogam com alguns(as) dos "sufocados/as" servidores/as da Comarca.



Aproveitamos para fazer um apelo ao TJ, em relação ao futuro, no que tange à garantia do ambiente saudável que os/as servidores/as merecem (e têm direito): nas próximas obras, seria bom elaborar um planejamento prévio. Se a Casa pretende, por exemplo, restaurar ar-condicionado, deveria EVITAR fazê-lo em pleno verão (afinal, isto equivale a consertar telhados em períodos de chuva, não é mesmo?!), ou, pelo menos, instalar geradores, com aparelhos móveis de ar-condicionado.




Termômetro levado pelo SERJUSMIG evidencia a alta temperatura no local.


(Incluída em 13/03/2012 às 15:59)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524