conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

SERJUSMIG reunido com representantes do Sindsemp/MG em prol da luta sindical


Na tarde de quarta-feira, 28/3/2012, a Presidente e o 2º Vice-Presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini e Rui Viana, respectivamente, estiveram na sede do Sindicato dos Servidores do Ministério Público Estadual (Sindsemp/MG), para uma rica troca de experiências. Os NOSSOS representantes foram recebidos pelo coordenador geral do Sindsemp/MG, Eduardo Amorin, e pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Eduardo Maia. O objetivo do encontro foi debater sobre as experiências na luta sindical de ambas as entidades. Os sindicalistas trocaram informações quanto às lutas comuns aos dois Sindicatos, como a Data-Base, o Assédio Moral, a valorização dos (as) servidores (as), entre outros.

Recentemente, nas discussões sobre as alterações no Estatuto dos Servidores Públicos, os Sindicatos puderam fazer uma boa e conjunta defesa na mesa de discussões sobre os direitos dos Servidores. A “tabelinha” foi muito produtiva, relembraram Rui Viana e Eduardo Maia, que representaram as entidades na época. Na reunião de hoje, Sandra e Rui solicitaram informações sobre a transmissão ao vivo, via internet, das Assembleias Gerais realizadas pelo Sindsemp/MG – já que o NOSSO Sindicato tem interesse em transmitir suas Assembleias, para aqueles(as) servidores(as) que não puderem comparecer pessoalmente ao encontro. Os representantes do Sindsemp/MG explicaram que a transmissão se mostrou uma ferramenta importante para propiciar o acompanhamento, por parte de todos, em tempo real, das discussões e se manterem informados sobre as deliberações.

Entretanto, esclareceram que somente os que estão presentes no local, de onde é transmitida a Assembléia, podem exercer o direito ao voto. Isto porque, para que seja possível validar o voto, via transmissão ao vivo pela internet, é necessário um “certificado digital” que comprove a autenticidade do voto e sua origem, o que tem um custo muito elevado e, por isso, atualmente, se mostra inviável. Sem o certificado, qualquer pessoa, servidor(a) ou não, sindicalizado(a) ou não, pode votar e quantas vezes quiser (como exemplo, uma pessoa que acessa a transmissão com vários IP’s diferentes, emitindo diferentes votos – o IP funciona como um “endereço” do computador). A questão da “transmissão ao vivo” será discutida pelos diretores do SERJUSMIG com a categoria. Durante o encontro, os dirigentes de ambas as entidades discutiram e trocaram experiências, ainda, sobre as lutas travadas pelas entidades e as que estão em andamento, e se propuseram a manter constante intercâmbio, colaborar uma com a outra, e atuar, sempre que possível (naquilo que unifica a luta), conjuntamente.

(Incluída em 29/03/2012 às 13:56)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524