conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Informativos

INFORMATIVO 254 - 7º ENCONTRO DE DELEGADOS SERJUSMIG

Foi um sucesso o 7º Encontro de Delegados do SERJUSMIG.
Com a presença de 335 servidores, além de palestrantes ilustres e também líderes dos Sindicatos dos Servidores da Justiça do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná, além do Sinjus-MG, o evento surpreendeu.
Demonstrando um alto nível de consciência política, a plenária debateu intensamente a conjuntura estadual e nacional e a situação dos servidores públicos, além de também temas específicos dos servidores do judiciário mineiro.
A presença da Senadora da República, Heloísa Helena, expulsa do PT, foi o grande auge do evento. Carismática, atenciosa, firme e contundente, como sempre, em sua fala, Heloísa emocionou a platéia, arrancando intensos aplausos dos participantes.
A Senadora, com a garra de sempre, falou da atual conjuntura nacional onde enfocou as lutas travadas nas discussões sobre a Reforma da Previdência, alterações da Lei de Falência, e Reforma Tributária, todos projetos, segundo a mesma, acordados previamente com o FMI, conforme pode ser constatado na “Carta Compromisso” assinada pelo Governo Federal, já em 27/02/03, ou seja, apenas um mês após a posse de Lula.
Também foi debatido o plano de carreiras dos servidores, que, como sempre, foi motivo de grandes questionamentos e sugestões, as quais serão analisadas pelo SERJUSMIG. Porém, foi proposto aos participantes, que , a partir dos esclarecimentos que tiveram na palestra e de tudo o que a plenária discutiu, debatam o tema em suas Comarcas e, a partir da decisão da base, elaborem e remetam ao Sindicato suas sugestões.
As lutas e as Ações Judiciais do SERJUSMIG, relacionadas a diversos temas, dentre eles o pagamento da URV e da parcela de 50% do 13º salário, as diligências (do eleitoral; as gratuitas e as cíveis); a substituição do cargo de Escrivão / Contador; o Concurso Público; a PEC da efetivação (54-B); a jornada de trabalho dos Oficiais de Justiça, Escrivães e Contadores; periculosidade e insalubridade; o andamento de diversas ações judiciais: (Reajuste Salarial; férias-extensão 02 períodos; atividades penosas-Ofíciais de Justiça, Comissários, Psicólogos e Assistentes Sociais); Taxação dos Inativos (3,5% e 11%); Mandado de Segurança sobre os mandados da Justiça gratuita, dentre outros, foram também apresentadas e debatidas.
A próxima edição do SERJUSMIG notícias irá trazer de forma mais detalhada um relato sobre o 7º Encontro. As fitas de vídeo, registrando todos os dias do evento, estarão, em poucos dias, a disposição dos Delegados Sindicais (as fitas serão emprestadas por tempo determinado e, quem quiser adquiri-las deverá fazer diretamente com Wagner Mattos, através do telefone (031) 9982-0414 ou telefax (0xx31) 3412-4330.
Quanto à Campanha Salarial dos Servidores, a plenária decidiu, que a administração do SERJUSMIG deverá comunicar-se com as Comarcas que não responderam ao questionário enviado a todos (as) os (as) Delegados (as), para, então, com uma margem de segurança sobre que tipo de mobilização contaria com maior apoio da categoria, decidirem o próximo passo da Campanha.


ACESSANDO A PÁGINA DA INTERNET (antigo.serjusmig.org.br), VOCÊ PODERÁ ACOMPANHAR TAMBÉM SOBRE A MOBILIZAÇÃO CONJUNTA SERJUSMIG / SINJUS-MG REALIZADA NO DIA 24/06/04.


(Incluída em 01/07/2004 às 16:19)

Retorna ao índice de Informativos

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524