conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Ação na Corte: Data-Base/2012 votada. Mas ainda há muito em jogo!

Depois de muita pressão e persistência da categoria, finalmente, a Corte aprovou, nesta quarta, 27, a Revisão Geral. Mas faltou a conclusão de outros pontos da PAUTA UNIFICADA: Escalonado e PP e, é claro, a GEC (pauta do SERJUSMIG)




AÇÃO E RESULTADOS - Última sessão da Corte Superior do Tribunal mineiro (TJMG) presidida pelo Desembargador Cláudio Costa, a reunião desta quarta-feira, 27/6/2012, contou, novamente, com uma ação dos(as) servidores(as) da Casa. Porém, momentos antes de os(as) servidores(as) chegarem ao Órgão Superior (enquanto se concentravam do lado de fora: foto acima), o Projeto de Lei (PL) da NOSSA Revisão Geral/2012 foi aprovado (com o índice de 5.1% – retroativo a 1º/5/2012: NOSSA Data-Base). Mesmo assim, mobilizada, a categoria se dirigiu à Corte, a fim de cobrar do Presidente o cumprimento de seu compromisso em relação à verba que garantirá a efetiva implementação da Revisão Geral. Os(as) servidores(as) e dirigentes sindicais presentes quiseram esclarecer o impasse envolvendo a suplementação de recursos para concretizar o pagamento nos contracheques (relembre aqui). Cláudio Costa voltou a afirmar que a suplementação será com “DINHEIRO” (recurso financeiro) do TJMG, mas que esse recurso precisa ser suplementado (apontando-se a fonte) por parte do Executivo. Então, reafirmou ele: “o dinheiro já deixei garantido” (faltariam apenas ajustes técnicos: o Executivo apontar uma fonte por meio de suplementação) . Ele disse, ainda, que usou parte dos recursos (dinheiro do próprio TJMG) para fazer os pagamentos de diferenças (depositadas no último final de semana: relembre aqui); e que a outra parte deixou reservada para que o seu sucessor, Desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, possa pagar NOSSA Data-Base/2012 (sendo que ele terá de negociar com o Executivo apenas o fornecimento da fonte). Os sindicatos, então, solicitaram a Cláudio Costa que o PL seguisse para a Casa Legislativa (ALMG) ainda hoje, 27 (ele disse que mandaria). Agora, então, em relação à aprovação do PL da Revisão Geral, a luta será na ALMG. E, nesse sentido, hoje mesmo, logo depois de saírem da Corte, representantes dos sindicatos retomaram incursões a gabinetes e negociações com parlamentares (foto abaixo).



Questionado em relação aos demais itens da PAUTA UNIFICADA SERJUSMIG/Sinjus-MG e Sindojus: Prêmio por Produtividade (PP) e Reajuste Escalonado(RE), assim como a Gratificação Chefia (GEC) para Escrivães e Contadores (pauta do SERJUSMIG), Cláudio Costa ressaltou ter recebido de técnicos da Casa e outros Desembargadores, a orientação de que, em razão da proximidade do término do mandato, não poderia aprovar tais assuntos, sem garantir, em caixa, os recursos para cobri-los. Sendo assim, tais questões deverão ser tratadas pelo Desembargador Joaquim Herculano - que assume a Presidência da Casa, na próxima sexta, 29/6. Nesse ponto, ele afirmou que já teria conversado com Joaquim Herculano (e este teria se comprometido em tratar estas NOSSAS questões como prioritárias). Diante de tal informação, o SERJUSMIG, imediatamente, procurou o Presidente eleito (foto abaixo), a fim de questioná-lo sobre o assunto. No diálogo, Herculano Rodrigues voltou a dizer que não poderia se pronunciar, oficialmente, antes de tomar posse. Diante de tal argumentação, nosso SINDICATO lhe solicitou que, já na próxima semana, agende uma reunião com as entidades sindicais e, então, na condição de Presidente do Órgão, se pronuncie oficialmente. Herculano, antecipou que vai priorizar algumas questões relacionadas às nossas reivindicações, tentando viabilizá-las. Entre estas, o Reajuste Escalonado; a abertura da Carreira do Oficial de Apoio e a revisão da verba indenizatória para as diligências externas.. Então, esperamos, semana que vem, ter um posicionamento oficial a respeito dessas reivindicações e da GEC.



GEC - Equívoco Perigoso - O SERJUSMIG aproveitou para relembrar a questão da Gratificação-Chefia. Neste ponto, o novo presidente reafirmou que, diante de informações (EQUIVOCADAS, ressaltamos) recebidas por ele recentemente, a questão não estaria concluída. As citadas informações (FALSAS) afirmam que, com a GEC, Escrivães e Contadores passariam a ganhar mais do que os Chefes de Secretaria da 2ª Instância (o que é uma INVERDADE). Mas o SERJUSMIG vai apresentar claros esclarecimentos sobre tal equívoco ao novo presidente.



O SERJUSMIG intensificará as ações relativas ao ESTADO DE GREVE, até que respostas oficiais (E CONCRETAS) sobre as demandas da categoria sejam dadas. Voltamos a lembrar a todos: a união é a NOSSA FORÇA! Então, colegas, envolvam-se nas lutas. Ajudem a animar outros companheiros(as). Quanto mais unidos e mobilizados formos, maiores são as chances de sairmos vitoriosos (e sem tantas delongas). Sempre que o SERJUSMIG convocar, venha participar! Seja atuante! Afinal, a luta, assim como o RESULTADO POSITIVO dela, é de TODOS!



(Incluída em 27/06/2012 às 18:23)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524