conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

VERGONHA – descaso com o Ipsemg é descaso com o servidor(a)

SERJUSMIG quer audiência na ALMG, a fim de denunciar o desmonte do Instituto e evitar a perda deste NOSSO patrimônio

A cada dia, aumentam as reclamações em relação ao Instituto de Previdência dos Servidores de Minas (Ipsemg). São queixas relacionadas aos serviços prestados, como a marcação de consultas, a realização de exames, e afins. Exemplo disto é um caso recente, de colega do interior do Estado, vejam: apresentando um problema de saúde, que exige a realização de exames, essa pessoa não conseguiu marcá-los no Ipsemg. Isto porque, na cidade em que reside, não há convênio; e, no município mais próximo, onde costumava se consultar e fazer exames, os serviços do Instituto foram suspensos. Adoentada, a pessoa tentou marcá-los em outra comarca, um pouco mais distante, e, mesmo nesta (uma comarca bem grande, diga-se de passagem), o Ipsemg só tem “vaga” para novembro de 2012 ou para 2013. Isto é um absurdo! Um desrespeito aos servidores(as)! A categoria paga, mensalmente, os valores destinados ao Ipsemg. Se há tantas críticas a Planos de Saúde privados, por não cumprirem suas obrigações, o que dizer, então, do Instituto que deveria atender aos servidores do Estado de Minas? Também pago, (por NÓS, servidores/as) e também não cumprido suas obrigações. A pessoa do caso relatado acima já fez contato, inclusive, com a ouvidoria do Instituto, e NADA! É VERGONHOSO!

O SERJUSMIG tem, constantemente, levado reclamações ao conhecimento da administração do Ipsemg, mas nenhuma medida concreta foi tomada. Também publicamos o email para o qual devem ser enviadas as reclamações. Mas parece que a direção do Instituto – e o Governo do Estado – querem mesmo acabar com esse patrimônio do servidor. O que mais se vê são ações “oficiais” contribuindo para o “desmanche” do Ipsemg (descredenciamento de médicos/convênios; redução do quadro de pessoal; descaso com a estrutura organizacional do Instituto, atrasos em pagamentos etc). Foi esse comportamento “oficial”, inclusive, que levou milhares de servidores(as) a a fazer a opção de deixar de contribuir para o Instituto. E isto agravou, ainda mais, a situação financeira do Ipsemg. Com a atual realidade do Instituto, quem sofre mais são os(as) companheiros(as) do interior de Minas.

O SERJUSMIG denuncia, reclama, recorre. Mas o descaso persiste. Por isso, voltamos a ressaltar que é importante a sensibilização de TODOS. Precisamos nos mobilizar em defesa do Ipsemg. E isto pode ser feito de diversas formas, com manifestações de denúncia (com o suporte e a força da categoria) e também por meio da organização de audiências públicas na Casa Legislativa (ALMG). Nesse sentido, a Presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini, já iniciou contatos com deputados parceiros do NOSSO Sindicato, a fim de solicitar a realização de uma audiência pública na ALMG, para a qual seja convidada a presidência do Ipsemg; representante do Governo e servidores usuários. Vamos nos empenhar e tentar virar esse jogo, a fim de evitar a definitiva “bancarrota” desse Instituto que é um patrimônio NOSSO!
(Incluída em 12/07/2012 às 16:29)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524