conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Informativos

INFORMATIVO 268 - AMANHÃ, 29 DE SETEMBRO, É DIA DE LUTA

Quarta-feira, 29 de setembro, será mais um dia de luta dos Servidores do Judiciário Mineiro.

A realização de uma manifestação, com paralisação das atividades por duas horas, nas dependências do Fórum Lafayete, foi deliberada pela Assembléia Geral da categoria, realizada no último dia 23.

A concentração no Fórum irá iniciar-se às 12h e, às 13h, servidores da 2ª Instância irão unir-se aos da 1ª, quando então realizarão grande manifestação pelo Reajuste salarial.

Também as Comarcas do Interior, na mesma data, deverão paralisar suas atividades, por duas horas.

A manifestação visa pressionar o Presidente do TJMG a propor à Corte Superior a aprovação de um anteprojeto de Lei prevendo reajuste salarial para os servidores e posteriormente a remessa desse ao Legislativo.

SOB CLIMA DE REVOLTA, GREVE DOS SERVIDORES DO JUDICIÁRIO DE SÃO PAULO É ENCERRADA

No dia 27 de setembro, sob um clima de muita revolta, os Servidores do Judiciário Paulista encerraram a maior greve da história do Judiciário. Foram 91 dias de paralisação.

A greve foi marcada pela União de 19 entidades de classe, que, ao invés de ficarem jogando umas para as outras a responsabilidade pela condução da Campanha Salarial, juntas, participaram das negociações e dirigiram o movimento, contando, ainda, com o apoio de cerca de 300 militantes.

Em Minas, SERJUSMIG e Sinjus, a partir da decisão de unificar a Campanha Salarial dos Servidores da 1ª e 2ª Instâncias demonstram estar no caminho certo.
A decisão pelo fim da Greve, tomada em Assembléia Geral dos Servidores Paulistas, não deve servir para esfriar o movimento dos trabalhadores do Judiciário Mineiro ou de outros órgãos da administração pública. Ao contrário, a partir desse histórico movimento, os servidores precisam, mais do que nunca, retomar a conduta de grandes mobilizações e lutas em favor de um serviço público de qualidade e respeito aos direitos dos trabalhadores do setor.

O TJ Paulista impôs corte dos dias parados aos grevistas e recusou a proposta de mutirão feita pelos servidores, que beneficiaria principalmente à sociedade.

O Presidente do STJ, em programa de televisão exibido ontem, dia 27/09, conclamou a sociedade a se posicionar contra a greve, que, na análise do mesmo, era contra a população. Ameaçou os grevistas de demissão, sob o argumento de que um concurso seria aberto para preencher as vagas desses. Afirmou que “aí fora está cheio de Doutores querendo trabalhar enquanto os trabalhadores do Judiciário de São Paulo querem receber sem trabalhar”. E por fim, rasgando a Constituição Federal, disse que o Servidor não tem direito a greve, porque quem decidi isto, por falta de regulamentação, são o STJ e o STF, que têm se posicionado repetidas vezes contra a greve dos servidores públicos.

Isto tudo deve servir para fortalecer o movimento dos Trabalhadores do Serviço Público de todo os Poderes e Órgãos, seja dos Estados, Municípios ou da União.


QUARTA-FEIRA, DIA 29 DE SETEMBRO, SOME-SE AOS SEUS COMPANHEIROS E LUTE POR SEUS DIREITOS.

(Incluída em 28/09/2004 às 15:47)

Retorna ao índice de Informativos

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524