conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

SUCESSO! Montes Claros recebe o 3º Encontro Regional do SERJUSMIG

Cerca de 200 Servidores(as) das comarcas do Norte de Minas participaram da rica troca de ideias e ideais na busca pelo conhecimento


Aplausos para os cerca de 200 servidores e servidoras da Justiça mineira de 1ª Instância que abrilhantaram o “3º Encontro Regional do SERJUSMIG”, edição Norte de Minas. O “Encontro” foi realizado neste sábado, 25/8/2012, no Bonjuá Hotel Fazenda (BR 251, KM 518), em Montes Claros. Sob o tema “Unir e vencer obstáculos para alcançar a Justiça e o País que desejamos”, o “Encontro” cumpriu seu objetivo: promover a rica troca de debates entre os participantes, elucidações a respeito da luta sindical e da atual situação dos servidores do Tribunal de Justiça mineiro (TJMG). Pela manhã, o Professor Airan Lima (Universidade de Brasília/UnB) ministrou a palestra sobre a “Situação do Servidor Público e a Crise Cíclica do Capital”. De forma didática, Airan mostrou como é feita uma análise de conjuntura de forma que, a partir dela, seja possível compreender as atuais negociações do Governo brasileiro, bem como do Judiciário estadual. Na sequência, ainda pela manhã, a Presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini, apresentou e realizou esclarecimentos sobre o “Projeto de Lei (PL) 3342/2012 (altera o quadro de cargos de provimento em comissão da Secretaria do TJMG e da Justiça de 1ª Instância)". A respeito do PL 3342/2012, Sandra ressaltou a INJUSTIÇA cometida contra os Escrivães e Contadores, que recebem 33% a MENOS que os demais colegas. Injustiça, esta, repetidas vezes denunciada ao TJ pelo NOSSO Sindicato. A presidente debateu e esclareceu com os participantes o substitutivo que o SERJUSMIG encaminhou ao Tribunal, visando, especialmente, a garantir que a nomeação e a permanência nos cargos recaia sobre os atuais titulares da função (Escrivães e Contadores). O documento ressalta, também, que o Oficial de Apoio tenha sua carreira liberada, não precisando mais disputar vagas, em sua comarca, para a Promoção Vertical e com qualquer curso superior, entre outros pontos.

TARDE - Após a pausa para o almoço, os(as) participantes retomaram os trabalhos e foram presenteados(as), para um breve relaxamento, com uma apresentação do músico de MPB Geraldo Cosme de Brito. Em seguida, teve início a palestra “Aposentadoria do Servidor Público”, ministrada pelo Economista e especialista em Previdência, José Prata de Araújo. O especialista tirou dúvidas sobre a previdência dos Servidores(as), enfocando todas as mudanças constantemente promovidas. Na sequência, foi a vez de Sandra Silvestrini falar aos participantes sobre o tão almejado “Reajuste Escalonado”. Na oportunidade, a Presidente discutiu sobre a tabela, realizou explicações sobre as negociações com o Tribunal, e alertou para a necessidade de uma intensa mobilização da categoria para a efetivação deste Reajuste (com remessa do pertinente Projeto de Lei ao Legislativo). Para finalizar com chave-de-ouro, Sandra, acompanhada do 1º e 2º Vices, Luiz Fernando Souza e Rui Viana, respectivamente, fizeram o “Resumo de Lutas” do Sindicato/categoria. Nesta etapa, foram debatidas questões afetas aos(às) Servidores(as) Judiciário mineiro, tais como: GREVE; Prêmio Por Produtividade; Promoção Vertical; Orçamento TJMG 2013; auxílio-alimentação da magistratura; a atual interlocução com o Tribunal; as articulações realizadas pelo SERJUSMIG em prol dos direitos da categoria; bem como as formas de organizar as NOSSAS lutas. O “Encontro Regional” nasceu com o objetivo de aproximar a categoria da entidade e ampliar/aprofundar os conhecimentos sobre o Poder Judiciário. Além disso, conhecer as peculiaridades das distintas comarcas mineiras. A direção do SERJUSMIG avalia este Encontro de Montes Claros um SUCESSO! Aproveitamos para agradecer a todos(as) os(as) atuantes companheiros(as) que abrilhantaram e enriqueceram o Encontro com sua presença e participação!
Veja, abaixo, fotos do evento:









(Incluída em 25/08/2012 às 18:12)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524