conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Informativos

INFORMATIVO 293 - APOSTILAS PARA CONCURSO TJMG

SERJUSMIG TEM REIVINDICAÇÕES CONTEMPLADAS NO EDITAL

O edital do último concurso público realizado pelo TJMG, publicado em maio de 2001, foi amplamente criticado por candidatos e pelo SERJUSMIG.

Destinado a preencher vagas na Justiça, o edital não previu prova de Atos de Ofício ou conhecimentos específicos, e, em contrapartida, cobrou “noções de informática” e digitação. O resultado, como não poderia deixar de ser, foi a desaprovação maciça. De 80.000 inscritos, menos de 1.500 foram aprovados.

A partir daí, o Sindicato intensificou suas intervenções junto ao TJMG, conversando com Desembargadores e Assessores Técnicos, apresentando-lhes suas sugestões.

O resultado mostrou que valeu a pena.

O Edital, desta vez, prevê prova de atos de ofícios para os cargos de nível médio e de conhecimentos específicos para os de nível superior. Além disto, foi abolida a prova de Noções de Informática e também a de digitação, que foi substituída por uma declaração que deverá ser apresentada pelo candidato aprovado, quando da posse.

SINDICATO BUSCA PARCERIAS COM CURSOS PREPARATÓRIOS.
A PUBLICAÇÃO DO EDITAL NÃO ENCERROU O TRABALHO DO SERJUSMIG.

CURSOS PREPARATÓRIOS

Atendendo a reivindicações de seus sindicalizados, o SERJUSMIG vem firmando parcerias com cursos preparatórios para o concurso, obtendo descontos nas mensalidades e melhores condições de pagamento para seus sócios e dependentes.

Nesse intuito, até o fechamento desta edição, já havia conseguido firmar convênio com os cursos: AMEJ (Sete lagoas, João Molevade, Montes Claros, Viçosa e BH); BMW; ORVILLE CARNEIRO (Belo Horizonte); VETOR e EXECUTIVO (Juiz de Fora); UDICON (Uberlândia e Monte Carmelo); PROMNIS (Teófilo Otoni) . O SERJUSMIG informa que ainda está em processo de negociação com outros cursinhos em várias cidades do interior do Estado. Uberaba e Poços de Caldas, através das próprias regionais, estão em processo adiantado de negociação.

Infelizmente, alguns cursos, apesar de, na celebração do convênio, afirmado disposição de instalar unidades em todas as Comarcas onde houvesse número mínimo de 40 interessados, estão voltando atrás.

A alegação dos cursos é de que, diante da grande procura, não estão conseguindo compor equipes de professores para atender a todas as Comarcas e, ainda, de que os custos para se levar essas equipes, mais o aluguel de salas e equipamentos no Interior, são altos, e por isto são poucas as Cidades onde têm se disposto a instalar turmas.

A partir desta dificuldade, o Sindicato está orientando aos Delegados e Diretores Regionais da entidade, ou qualquer outro servidor da Comarca, a buscarem profissionais qualificados ou cursos locais para atender aos servidores e seus dependentes, buscando descontos e facilidades de pagamento. Nesse caso, o Sindicato poderá figurar, caso necessário, como entidade averbadora dos descontos em folha e também divulgadora da parceria, o que normalmente é de interesse das empresas/cursos.

Todas as orientações podem ser obtidas junto ao Departamento Social (0XX31 3291-3765 - Kênia) do SERJUSMIG.

Para atender aos servidores de Comarcas que não estão recebendo o curso, uma alternativa tem sido formar turmas(nas cidades onde os cursos estão instalados) com aulas somente aos finais de semana, para que possam ser freqüentadas por servidores do Interior.

Outra alternativa tem sido a busca, por parte do SERJUSMIG, de cursos On Line, cuja negociação ainda está em andamento. É preciso lembrar, porém, que isto não depende só do SERJUSMIG, mas sim de terceiros interessados e dispostos a firmar parcerias neste sentido.

SERJUSMIG, SEMPRE ATUANDO, DE FORMA RESPONSÁVEL, EM DEFESA DO INTERESSE DE SEUS SINDICALIZADOS


APOSTILAS

Da mesma forma, o Sindicato vem procurando parcerias que propiciem aos seus sindicalizados a aquisição das apostilas preparatórias a um menor custo.

O SERJUSMIG, após o feriado do carnaval e se os cursos cumprirem a previsão, já terá como informar sobre os descontos oferecidos aos filiados que quiserem adquirir as apostilas diretamente junto aos cursos. Além disso, após o feriado de Carnaval, o Sindicato já deverá estar de posse de unidades das apostilas para aqueles que quiserem adquiri-las diretamente do SERJUSMIG.

As Apostilas serão repassadas, a preço de custo, somando-se apenas despesas de correio (em valores bem menores do que os praticados no mercado) aos seus filiados.

Neste concurso, dado ao elevado número de interessados, não será possível o repasse gratuito das mesmas, pois os gastos da entidade superariam R$300.000,00, para atender a todos os interessados.

AS APOSTILAS ESTÃO EM FASE DE REVISÃO

O edital foi publicado em 15 de janeiro. A partir dessa data os cursos começaram a atualizar as apostilas e adequá-las ao programa contido no mesmo. Somente no final do mês de janeiro os cursos apresentaram suas apostilas (com o programa do edital) ao SERJUSMIG, que, então, pôde começar um trabalho de análise do material.

Aproveitando o feriado do carnaval, o SERJUSMIG continuará revisando várias apostilas, de diversos cursos, e, aqueles servidores que puderem aguardar até o final de fevereiro, poderão receber orientação sobre quais apostilas estão com melhor conteúdo e ainda, adquirí-las a um custo bem diferenciado do público externo.

CONTEÚDO DE APOSTILAS NÃO É DE RESPONSABILIDADE DO SINDICATO

O trabalho voluntário de revisão das apostilas realizado pelo Serjusmig, visa certificar se as mesmas, efetivamente, contemplam o programa do edital e se a legislação citada está atualizada. Entretanto, o SERJUSMIG não se responsabilizará por eventuais erros ou falhas no conteúdo. Havendo a ocorrência desta situação, o Sindicato comunicará o fato ao fornecedor das apostilas, para que aquele forneça aos adquirentes as erratas ou adendos.

SERJUSMIG DISPONIBILIZA LEGISLAÇÃO ATUALIZADA

Além disto, o SINDICATO, em favor de seus filiados e fazendo aquilo pelo qual pode se responsabilizar, pesquisou toda a legislação cobrada no edital, buscou a redação atual das Leis, reunindo-as em disquetes, que, por solicitação dos Delegados, podem ser remetidos, gratuitamente, às Comarcas. A remessa será de uma unidade por Comarca, que poderá ser copiada por todos aqueles que se interessarem.

ATENÇÃO COM O MATERIAL QUE ESTÁ ESTUDANDO

Várias apostilas que estão sendo vendidas em bancas ou livrarias, ou mesmo fornecidas por cursos, estão desatualizadas, contendo leis e artigos constitucionais já revogados ou alterados, por isto, é imprescindível que os candidatos estejam de posse da legislação atualizada e não se atenham somente à leitura de apostilas.

O Delegado que desejar receber o disquete para sua Comarca, deve solicitar seu envio junto ao Departamento Jurídico do SERJUSMIG, pelo

e-mail: juridico@serjusmig.org.br ou pelo fax (31) 3291 4733.

Os filiados que quiserem, podem também comparecer à sede da entidade ou à uma das Regionais(dentro do horário de expediente) e, portando disquetes, fazerem as cópias.





















(Incluída em 04/02/2005 às 18:44)

Retorna ao índice de Informativos

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524