conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Informativos

INFORMATIVO 299 - REUNIÃO COM BANCADA DE OPOSIÇÃO NA ASSEMBLÉIA

Nesta quarta-feira (2/03), o Serjusmig e o Sinjus, além de outras lideranças sindicais mineiras estiveram reunidas com representantes da bancada de oposição da Assembléia Legislativa, dando continuidade aos trabalhos de 2004.
Dentre os assuntos discutidos foram determinados como prioridade o encaminhamento das tabelas salariais do funcionalismo estadual e a sustentabilidade do IPSEMG.

IPSEMG

Sobre o Ipsemg, o 2º vice-presidente da Casa, Deputado Rogério Corrêa, informou que hoje será lido pelo presidente da Assembléia, Mauri Torres,a proposta de se criar uma comissão especial designada para discutir a situação do IPSEMG, a fim de tentar encontrar soluções para o restabelecimento e sobrevivência do Instituto, face, inclusive, à ADIN que propõe o fim da contribuição compulsória. Outra reunião será acertada entre as lideranças sindicais e a comissão especial para que sejam pontuados todos os problemas e as sugestões para o IPSEMG.

TABELAS SALARIAIS

Em relação às tabelas salariais, as lideranças sindicais se mostraram preocupadas com a demora de seu encaminhamento, por parte do Governo, para a Assembléia e solicitaram aos Deputados que estabelecessem um prazo limite para essa remessa. O SERJUSMIG, uma vez que as tabelas salariais referem-se apenas aos servidores do Executivo, destinada a concretizar a implantação do plano de carreiras daquele segmento, requereu que os Deputados também se empenhem e incluam na discussão a necessidade de dotar, orçamentariamente, o Judiciário, para fins de concessão de reajuste salarial aos seus Servidores.

VALE-LANCHE

Em sua intervenção, a presidente do Serjusmig, Sandra Silvestrini, solicitou que fosse incluído no rol de projetos prioritários, além da aprovação da Tabela Salarial e questões referentes ao IPSEMG, o remanejamento das verbas do orçamento do judiciário para custeio, essencial para que o TJ possa estender e majorar o valor do vale-lanche (para R$8,00). O pedido foi uma deliberação da Assembléia Geral Unificada, que aconteceu no dia 1º de março.

UNIÃO E MOBILIZAÇÃO POLÍTICA

Ainda durante a reunião, a Deputada Jô Morais (PC do B) ressaltou a importância da mobilização das lideranças sindicais junto a suas bases para que os servidores possam sair da “casca” e partir para uma discussão mais ampla com a sociedade sobre as políticas do Governo Aécio. “A Vitória política do Déficit Zero e do Choque de gestão é um trunfo na mão do Governador Aécio Neves que conseguiu com isso ampliar sua base e apoio empresarial. A imprensa está silenciosa sobre as atitudes do governo, e é ele que tem ditado a nossa pauta”, concluiu a deputada.

Ainda de acordo com Jô Morais, a visão política agora vai exigir que tenhamos um outro tipo de ação: “Temos que alertar a sociedade para a necessidade de se colocar à disposição da mesma um melhor atendimento, sendo que, para isso, é necessário melhores salários e condições de trabalho para o funcionalismo. Temos que discutir o modelo de gestão do Governo com a sociedade: avaliar e questionar se o modelo implementado trouxe efetivamente resultados positivos”.

Em 21 de março as lideranças sindicais estarão reunidas com o colegiado de líderes dos partidos, incluindo oposição e Governo da ALEMG, afim de aprofundar e pedir apoio dos partidos acerca de todos os temos debatidos hoje.

SERJUSMIG, SEMPRE ATUANDO, DE FORMA RESPONSÁVEL, EM DEFESA DO INTERESSE DE SEUS SINDICALIZADOS .

(Incluída em 01/03/2005 às 09:40)

Retorna ao índice de Informativos

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524