conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

17/4/2013 – Nova AGE decide: vamos continuar a greve!

O comportamento do Tribunal – INVERSO à CONCILIAÇÃO – tem ampliado insatisfações! Servidores deixaram a AGE rumo à porta do TJMG e de lá seguiram para a Praça Sete, ponto Central de BH


Força, UNIÃO e Clareza - A greve dos servidores e das servidoras da 1ª Instância do Tribunal de Justiça VAI CONTINUAR, e o SERJUSMIG iniciará uma série de procedimentos, visando a ampliar a comunicação com a sociedade, aprofundando com esta as discussões sobre as razões de a categoria resistir no movimento. Essas são algumas das importantes deliberações da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da categoria, realizada na manhã desta quarta-feira, 17/4/2013, no Hotel Dayrell (conforme o Edital publicado no Jornal SERJUSMIG Notícias nº 159 e no Diário Oficial de 11/4). Na AGE, a presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini, abordou novas tentativas de trazer o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para a mesa de negociação. Isto, para tentar chegar a uma proposta que possa por fim ao impasse que se estabeleceu na negociação (discordâncias relativas ao orçamento). Ela também fez relatos sobre as ações desenvolvidas desde o início da greve, incluindo as audiências públicas de NOSSO interesse que foram realizadas na Assembleia Legislativa (ALMG) - uma na semana passada, dia 12/4, sobre a precariedade das condições de trabalho e do quadro de pessoal da 1ª Instância e outra ontem, terça, 16/4, abordando a insegurança nos fóruns-. Sandra ainda falou sobre as reuniões realizadas com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras importantes entidades e segmentos da sociedade; e destacou os atos públicos aproveitando a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na ALMG e da Presidenta Dilma, em Ribeirão das Neves. Também foram lembrados os diálogos com os parlamentares, que, na audiência de 12/4, novamente se mostraram dispostos a procurar a presidência do TJMG, a fim de interceder pela NOSSA causa.



Esclarecimentos e calendário de lutas - A Assessoria Jurídica do SERJUSMIG compareceu à AGE, ficando à disposição para esclarecer eventuais dúvidas A presidente do Sindicato repassou informações sobre o “Ponto Paralelo”, ressaltando que a maioria das comarcas já enviou as folhas ao SERJUSMIG. Sandra enfatizou a importância de se manter o envio diário das listagens. Além disso, os Servidores puderam encaminhar dúvidas e sugestões à mesa, tendo sido aprovado um calendário de lutas, que, amanhã, quinta-feira, 18/4, estará disponível aqui no site.


Beatriz Cerqueira


Expectativa: enquanto era realizada a AGE, os deputados Durval Ângelo (PT), Sargento Rodrigues (PDT) e Rogério Correia (PT) estavam reunidos com o presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, e os membros da Comissão que tem representado o Tribunal nas reuniões com os Sindicatos durante a greve. Em virtude de tal situação, foi feita a opção por se iniciar a Assembleia pela fase de avaliação do movimento (índice de adesão, avanços, apoios conquistados etc.) e votação de propostas dos Servidores (relativas ao fortalecimento do movimento).


Beatriz Cerqueira


Presenças importantes
Um importante apoio foi reiterado: o da companheira, Beatriz Cerqueira, coordenadora geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUte-MG) e presidente da Central Única dos Trabalhadores seção Minas Gerais (CUT-MG). Bia, com sua vasta experiência em movimentos grevistas (seja no comando ou no apoio a outros segmentos), trouxe um relato sobre as dificuldades “naturais” que se apresentam em quase todos os movimentos grevistas (principalmente os que envolvem servidores públicos). Além disso, reiterou, especialmente, seu apoio e incentivo à resistência e à manutenção da luta permanente dos trabalhadores em defesa de seus direitos.


Sargento Rodrigues (PDT) e Rogério Correia (PT)


No transcorrer dos trabalhos da AGE, os (aguardados) deputados chegaram e a ansiedade cresceu em todos os Servidores. Entretanto, eles optaram por não adiantar o resultado da reunião, justificando as dificuldades de se tentar construir qualquer proposta em uma AGE com mais de mil servidores. Informaram, porém, que vinham da reunião com o TJMG, tendo ouvido as ponderações dos representantes da Casa e do próprio presidente do Tribunal. Além disso, que estariam aguardando os representantes dos Sindicatos na Assembleia Legislativa (ALMG) para uma reunião (que efetivamente foi realizada das 16h às 18h) a fim de tentar, de forma conjunta, construir uma proposta, com vista a um possível acordo, que pudesse colocar fim ao conflito. Esclareceram, ainda, que, amanhã, quinta-feira, 18/4, às 9h, uma nova reunião será realizada no Tribunal, agora com a presença dos sindicalistas. A intermediação dos deputados é fruto de requerimento aprovado na audiência pública da Comissão de Direitos Humanos (CDH), da ALMG, no dia 12/4/2013.



A voz do(a) Servidor(a) - Após as exposições iniciais, concluído o repasse de informações relevantes para o processo de deliberação e votação, tendo em vista o entusiasmo dos presentes em realizar uma passeata (com concentração inicial na porta do TJMG, rumo à Praça Sete, no Centro de BH), os Servidores(as) foram questionados se já se poderia entrar na fase de votação (a fim de que pudessem ser liberados para o almoço, já que passava das 14h), para que, em seguida, pudessem se concentrar para a grande marcha. Sandra, então, colocou em votação a continuidade, ou não, da greve que foi APROVADA POR UNANIMIDADE: A GREVE CONTINUA!


Porta do TJMG, após a NOSSA AGE


Passeata na Praça Sete
Cheios de energia, os Servidores(as) fizeram uma belíssima caminhada, partindo da porta do TJMG (na Rua Goiás) e seguindo para a Praça Sete, no “coração” de Belo Horizonte. No momento em que este texto foi concluído (por volta das 19h), os guerreiros e guerreiras da 1ª e da 2ª Instâncias (unidos na marcha) ainda estavam fazendo o retorno do trajeto (rumo à Porta do TJMG).

Intensificando a luta
Para dar maior publicidade à greve e, em contrapartida, esclarecer melhor à sociedade sobre os motivos desse movimento, o SERJUSMIG contratou trabalhadores para distribuírem panfletos em pontos de grande circulação de pessoas em Belo Horizonte ( nos quais constam as razões e motivações da greve). Além disso, novas providências já estão sendo adotadas para ampliar a divulgação do movimento. Aos poucos, a mídia mineira começa a romper o silêncio que se estabeleceu no início do NOSSO movimento e, agora, compreendendo melhor a situação da categoria, começa a dar espaço para a NOSSA greve.


Panfletagem no Centro de BH


O NOSSO Sindicato vai, novamente, oficiar o TJMG sobre a continuidade do movimento gravista. Ainda temos esperança de que, enfim, a Administração da Casa compreenda que a insatisfação da maioria dos seus trabalhadores é resultado de um comportamento que a cúpula repete há anos, e que MUDAR TAL POSTURA É ESSENCIAL. Concilia, Tribunal!. Amanhã, quinta-feira, 18, divulgaremos a data da próxima AGE, bem como o calendário de lutas aprovado hoje.

FORÇA, COMPANHEIROS(AS)!!!
Temos conhecimento de toda a pressão que os colegas vêm sofrendo neste momento. Mas, lembramos, NÃO HÁ VITÓRIA SEM LUTA, e as dificuldades não são maiores do que a necessidade de resistir e persistir. E lembramos: A NOSSA LUTA NÃO É POR PRIVILÉGIOS, MAS, SIM, POR DIREITOS!
(Incluída em 17/04/2013 às 19:30)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524