conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Sindpol: Polícia Civil mineira inicia greve geral por tempo indeterminado a partir de hoje, 10/6

A categoria não concorda com o texto apresentado pelo Executivo à ALMG, que revê a Lei Orgânica da Polícia Civil, e exige melhores condições de trabalho

A palavra de ordem é: greve geral. Pelo menos para cerca de 2 mil, dos 7 mil servidores da Polícia Civil de Minas Gerais. Iniciada nesta segunda-feira, 10/6/2013, a greve é fruto do descumprimento de acordo firmado na greve de 2011, pelo Governo mineiro com a categoria. Os grevistas também reivindicam melhores condições de trabalho e pela abertura de concurso público para todos os cargos. A categoria não concorda com as alterações propostas pelo Executivo à Lei Orgânica da Polícia Civil (criada em 1969 e vigente até hoje). O texto já foi apresentado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde os grevistas pretendem pressionar os parlamentares a NÃO aprovarem a matéria. A decisão pela greve geral foi tomada em Assembleia Geral da categoria, realizada no dia 24/5. Na data, os Policiais Civis realizaram uma passeata e uma manifestação no centro de Belo Horizonte, onde queimaram caixões.

De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis de Minas Gerais (Sindpol-MG), a greve deverá ter uma adesão de 30% do efetivo em todo o Estado e priorizará o atendimento apenas dos casos urgentes (por exemplo, flagrantes e ocorrências relacionadas à menores e a Lei Maria da Penha). Sob a organização do Sindpol-MG, os grevistas realizaram, na tarde desta segunda, 10/6, um grande Ato Público em frente à ALMG e, na sequencia, uma passeata até o centro da Capital mineira, repetindo o mesmo ato do dia 24/5. O SERJUSMIG se solidariza com os companheiros Policiais, e espera que o Governo abra um canal de negociação com a categoria, honrando o compromisso firmado na greve passada. Dessa forma, evitando que a sociedade saia prejudicada. Os Policiais merecem e necessitam de condições dignas de trabalho, de forma prestar um bom serviço a todos.



(Incluída em 10/06/2013 às 17:52)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524