conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

SERJUSMIG em novas visitas pelo interior

NOSSOS representantes voltam a constatar situações perigosas à saúde em comarcas de distintas regiões (na foto abaixo, a Comarca de Lajinha)


Após participar do ato público ”Acorda Justiça”, em 28/8/2013 na Comarca de Ipanema, o Conselheiro Fiscal do SERJUSMIG, Antônio Costa dos Santos Júnior e o funcionário Franklin Almeida (Presidência/filiação) visitaram comarcas do entorno. Eles aproveitaram o dia seguinte (29) e estiveram em Mutum, Manhumirim e Lajinha. Em todas as quatro comarcas, prestaram esclarecimentos, registraram os principais problemas e ouviram as considerações dos servidores e servidoras. De volta a BH, iniciaram os procedimento para solicitar do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) as providências cabíveis.


IPANEMA


IPANEMA - na cidade, NOSSOS representantes aproveitaram para informar aos companheiros e companheiras sobre os Projetos de Lei de nosso interesse que tramitam na Casa Legislativa estadual (ALMG), além de abordar o pós-greve, Plano de Carreira (PC) e outras questões de interesse da categoria.


MUTUM


MUTUM - A comarca está “entregue ao descaso”, com servidores e servidoras trabalhado em meio a poeira, cheiro de mofo e tinta, colocando a saúde de todos em risco (prédio do fórum “em reforma” ;mas com prazo de entrega vencido). Alarme com defeito (num edifício sem vigilantes) ; extintor de incêndio vencido; arquivo sem condições de trabalho; entrada improvisada pela garagem. Para agravar, atualmente, a comarca conta com um acervo de seis mil processos, com distribuição mensal de 300 processos, mas continua com o mesmo número de profissionais que tinha em 2004 (quando o acervo processual era de 1700 processos). Ou seja, há urgência em se aumentar o quadro de servidores(as).


MANHUMIRIM


MANHUMIRIM - Os/as colegas também se queixaram de falta de pessoal; solicitaram adicional para aqueles servidores(as) que participam das comissões de processos administrativos; relataram situações de risco e ameaças a oficial de Justiça e Assistente social no cumprimento das diligências. Na oportunidade NOSSOS representantes prestaram esclarecimentos sobre os PL na ALMG, aposentadoria, pós-greve, Plano de Carreira, Promoção Vertical e afins.

LAJINHA - a principal queixa dos/as colegas também é a falta de pessoal. O indeferimento das solicitações de remoção foi outra queixa recorrente nesta comarca. Os representantes do Sindicato aproveitaram para prestar vários esclarecimentos como, por exemplo, sobre o Projeto de Lei (PL) PL 3879/2013 (criação de cargos), aposentadoria, pós-greve, Plano de Carreiras e afins.


Jesp VARGINHA


EM TEMPO - Ainda em agosto (dia 23), o Sindicato viajou até a Comarca de Varginha. Atendendo a uma solicitação do delegado local, companheiro Otacílio Solino de Araújo, visitamos o Juizado Especial da comarca, onde encontramos uma situação lamentável, com colegas trabalhando em uma situação de risco à saúde: forte cheiro de tinta; poeira; locais pequenos para comportar os servidores e servidoras. Os/as colegas têm de trabalhar, inclusive, usando máscaras. Sem suporte do Tribunal, alguns adquiriram, com recursos próprios, umidificadores de ar para melhorar a respiração. Para piorar, há paredes trincando preocupando os (as) profissionais. O Sindicato já oficiou o TJMG das graves situações das comarcas visitadas, cobrando providências. E, mais uma vez, volta a cobrar um melhor planejamento das obras, que o TJMG evite expor servidores(as) a condições indignas e que podem trazer prejuízos à saúde. As reformas são importantes e bem-vindas. Mas é essencial planejá-las adequadamente - e que sejam realizadas no menor tempo possível e, oferecendo menos transtornos e prejuízos à saúde de trabalhadores e usuários.
(Incluída em 04/09/2013 às 08:56)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524