conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Incêndio destrói 300 processos

SEM PISTA

Cerca de 300 pastas com ações da 1ª Vara do Trabalho de Barbacena, no Campo das Vertentes, foram queimadas, na madrugada de ontem, durante um incêndio criminoso. Onze computadores do segundo andar do prédio da Justiça do Trabalho também foram danificados pelo incendiário, que jogou um líquido, provavelmente uma mistura de água e sal, sobre os equipamentos. Segundo a polícia, o local foi invadido de madrugada. O suspeito deixou ainda carta com frases ofensivas e ameaçadoras contra o juiz Márcio Toledo e familiares.

“Vamos acabar somente com a sua família, porque você merece ficar neste mundo para sofrer as conseqüências”, afirma o criminoso na carta, impressa em computador, com vários erros de grafia, revelando que o autor conhece a rotina do magistrado. No texto, ele indica qual seria o motivo para o ato de vandalismo: “Você pensa que as empresas têm sempre o dinheiro que você manda a gente pagar?”, questiona, em tom ameaçador.

O delegado regional Edson Lopes disse que pretende ouvir todos os funcionários da Justiça do Trabalho, inclusive o juiz Márcio Toledo, para conhecer os últimos processos em andamento e direcionar as investigações. A Polícia Federal também vai participar das apurações.

MEDO O incêndio assustou funcionários da Justiça do Trabalho. “Fiquei um pouco amedrontada e espero que tenhamos uma solução”, ressaltou a oficial de Justiça Bárbara Kelmer, que chegou ao prédio para pegar os mandados de intimação, mas acabou voltando para casa sem os documentos. Bárbara revelou que desconhece quaisquer ameaças anteriores ao juiz Márcio Toledo, que ontem estava em Belo Horizonte.

A diretoria do fórum trabalhista não permitiu filmagens e nem fotografias do local incendiado. A primeira pessoa a perceber que algo estava errado no prédio de dois andares foi a faxineira, que encontrou a fechadura da porta principal arrombada. Ao notar que saía fumaça de uma sala do segundo andar, ela acionou a secretária-geral Fátima Crisafulli, que chamou o Corpo de Bombeiros. Além dos processos, foram queimados três armários de aço, uma mesa, uma cadeira, um balcão de atendimento e duas portas.

O edifício do fórum trabalhista funciona na Avenida Bias Fortes, esquina com a Rua Francisco Abranches, no Centro
de Barbacena. Do local, foram levados uma copiadora, uma impressora, um vídeo-cassete e um aparelho de som. Apesar do transtorno, a previsão é que o expediente volte ao normal segunda-feira.

Fonte: Jornal Estado de Minas.

(Incluída em 26/10/2006 às 10:30)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524