conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Com apenas seis servidores, Vara Criminal de Sabará possui nove mil processos e recebe 100 precatórias por dia

Representantes do Sindicato estiveram ontem na comarca, atendendo à solicitação dos Servidores, que reivindicam melhores condições de trabalho


Mais uma comarca se junta à lista das tantas que sofrem com o altíssimo número de processos e reduzido quadro de funcionários. A Vara Criminal de Sabará entra nessa lista com um dado alarmante: apenas seis Servidores (cinco oficiais de apoio e uma escrivã) são incumbidos de cuidar de cerca de nove mil processos.

A desproporção assustadora pôde ser verificada ontem (13/11), quando, a pedido dos Servidores, estiveram na comarca o vice-presidente do SERJUSMIG, Rui Viana, e o conselheiro fiscal, Antônio Costa.

Além da alta demanda de trabalho, os dirigentes do Sindicato constataram que o local é bastante insalubre, com condições de trabalho inadequadas. “Os servidores de Sabará vivem uma situação realmente ruim. O sol bate no local durante todo o dia, provocando um forte calor. Ao lado do Fórum, há uma escola onde o barulho é ensurdecedor, pois a instituição oferece aos alunos diversos projetos culturais, dentre eles oficinas de percussão, o que prejudica sobremaneira a concentração dos Servidores na execução do seu trabalho. E como o espaço não é climatizado, se querem fugir do calor, os trabalhadores acabam ficando reféns do barulho e vice-versa”, esclarece Rui Viana.

Os Servidores de Sabará relataram ainda que a situação piora quando chove, já que nestas épocas eles precisam espalhar baldes pela secretaria por causa das inúmeras goteiras. Outro ponto que causou apreensão nos representantes do SERJUSMIG foi o piso de madeira, que parece bastante inseguro, sobretudo para suportar o peso representado pelo acúmulo de mais de nove mil processos, além de toda a estrutura física. “Vamos solicitar uma avaliação técnica e laudo urgentes ao TJMG”, afirmou o vice-presidente.

Para agravar ainda mais a situação, apesar das condições estruturais precárias, o prédio onde está localizado o Fórum disponibiliza um espaço para abrigar o TRE-MG. “É uma contradição ver os Servidores permanecerem em espaços físicos precários e ainda terem que compartilhar o local com um órgão da Justiça Federal”, assinala Rui.

Outra reclamação dos Servidores da Vara Criminal é a falta de segurança no Fórum e também a alta distribuição de precatórias, cerca de 100 por dia. “O Ministério Público não fica nas dependências do Fórum e isso vem fazendo com que os Servidores sejam obrigados a levarem os processos até lá com recursos próprios”, denunciou Viana.

Na ocasião, os dirigentes do SERJUSMIG aproveitaram a visita para falar aos Servidores sobre as lutas sindicais e tirar dúvidas sobre carreira, PV, precários, MS PJ70, vale-refeição, dentre outros.
(Incluída em 14/11/2014 às 17:34)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524