conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Diante da crise financeira do Estado, Governador quer corte nas propostas orçamentárias de todos os Poderes


De acordo com no portal do jornal Hoje em Dia, o governador Fernando Pimentel vai rediscutir o orçamento 2015 ante à gravíssima situação financeira na qual encontrou o Estado.

Pimentel estaria cogitando renegociar todo o orçamento, de forma a dividir igual e proporcionalmente todo o déficit entre os poderes Legislativo e Judiciário. Segundo o governador, o rombo não é só do Executivo e todos terão que pagar esta conta.

Em meio a esta crise, o SERJUSMIG se preocupa com o fato de os Servidores, que tão pouco conquistaram no orçamento 2015 que tramita na ALMG e que o Governo quer rediscutir, terem que arcar com mais essa responsabilidade, o que diminuiria de forma injusta ainda mais as perspectivas de melhora em seus vencimentos e na carreira.

"Fato é que, no caso do Judiciário, em hipótese alguma cogitamos aceitar que eventual corte venha a recair sobre direitos dos Servidores, que, repetimos, já estão bastante sacrificados", afirma Sandra Silvestrini, presidente do SERJUSMIG.

"Esta conta", ressaltou a presidente, "os Servidores não podem e não vão pagar, afinal, os magistrados acabam de receber cerca de 20% de reajuste automático em seus salários (sendo 14% deles sem necessidade de aprovação de Lei, baseado apenas em uma liminar do CNJ), além dos inúmeros benefícios como auxílio-moradia, auxílio-saúde e auxílio-livro conquistados no final do ano passado. Enquanto isso, nas despesas com pessoal (servidor), a previsão é apenas da correção inflacionária na data-base (6,28%) e ínfimos R$6 milhões para a PV. Lembrando que ano passado, para pouco mais de 1000 inscritos, a verba para PV foi de R$12 milhões. Já em 2015, esperamos de 4 a 5 mil inscritos com uma verba pela metade."

Leia mais sobre o assunto, na matéria publicada pelo Jornal Hoje em Dia, nesta quarta, 04-02: Orçamento será renegociado com Legislativo e Judiciário
(Incluída em 04/02/2015 às 22:45)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524