conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Manifestação realizada pelo Sindicato mobiliza Servidores de Juiz de Fora


Na quinta-feira passada, dia 22/10, o SERJUSMIG, representado pelos dirigentes Rui Viana e Antônio Costa, após desembarcarem voltarem para Belo Horizonte, depois de uma intensa atividade de mobilização e de um ato público em Uberlândia, seguiram direto para o Fórum Benjamim Colucci, em Juiz de Fora, a fim de também fazerem um trabalho de mobilização dos colegas da comarca.

Os representantes do Sindicato percorreram os postos de trabalho da comarca, convidando os colegas a descerem para a porta do fórum e, lá, além de ouvirem esclarecimentos sobre as negociações com o TJMG e sobre a greve parcial da categoria, iniciada em 13/10 em todo o Estado, contribuírem para a realização de um ato público.

Participaram também do movimento Servidores das comarcas de São João Nepomuceno e Guarani, além de servidores do Ministério Público, também em greve.

Intimidação
Uma coisa ficou muito clara: a tentativa de intimidar Servidores e de impedi-los de exercer o direito constitucional da greve está presente de forma muito forte na comarca.

Para se ter uma ideia desta grave situação, alguns colegas sofreram ameaça de terem o ponto cortado pelo simples fato de deixarem por alguns instantes seus postos de trabalho para irem ouvir as lideranças sindicais. Chegavam a ser "buscados" para receberem esse "alerta".

Obviamente, nenhum gestor público tem o direito de cortar o ponto do Servidor que se ausentar por alguns momentos de seu posto de trabalho, principalmente porque não faltou ao serviço. Também não pode impedi-lo de exercer seu direito de manifestação e nem o de greve.

O servidor que participa de ato público ou greve não comete nenhum crime; o mesmo não pode ser dito de quem tenta impedir um cidadão, qualquer que seja, de exercer seus legítimos direitos consagrados na Constituição Federal.

Só há uma forma de tentar eliminar esse tipo de comportamento daqueles que acham que tudo podem: não permitindo que esse "achar" se transforme em efetivamente “poder”. É impedir que, efetivamente, esse alguém que acha que está acima da lei impeça os trabalhadores de exercerem seus direitos.

O SERJUSMIG está pronto e preparado para dar aos colegas da comarca todo o apoio. Lembrando que a Lei é para todos. Ninguém está acima dela, ainda que pense estar.

Aos colegas da Comarca de Juiz de Fora fica a mensagem da entidade: Cala a boca já morreu! Não há donos do Poder. E quem está administrador dele, não pode querer se tornar proprietário dele. E, mais, no Judiciário, mais do que em qualquer outro Poder, o que se espera e se exige é que direitos sejam respeitados. E greve, repita-se, é direito CONSTITUCIONAL.


Os Servidores presentes ao ato fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao ex-diretor regional do SERJUSMIG na comarca, Amauri Debucci.

(Incluída em 26/10/2015 às 20:35)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524