conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Manhã de sexta-feira traz aos participantes debates sobre importantes temas


A sexta-feira começou com uma intensa programação para os participantes do XVII Encontro de Delegados. A manhã foi aberta com a palestra do técnico da subseção judiciária do Dieese SERJUSMIG/SINJUS, Thiago Rodarte, que apresentou aos presentes uma “Interpretação da crise econômica”.

Em sua apresentação, Rodarte falou sobre o cenário econômico atual, contextualizando-o com a alta dos juros, aumento do desemprego e inflação. Segundo ele, uma das consequências do atual cenário econômico é a piora das negociações coletivas para a classe trabalhadora, em especial para o servidor. “Em 22 dos 27 estados houve queda na receita corrente líquida. A LRF prevê limites para gastos com pessoal, então, neste cenário de crise econômica, isso é um dificultador das negociações coletivas com o setor público”, afirmou. Rodarte também demonstrou como esse dificultador atingiu as negociações de 22 judiciários estaduais, que tiveram reajuste igual ou inferior à inflação.

O segundo palestrante do dia, jornalista e analista político Antônio Augusto de Queiroz falou sobre “A Conjuntura Nacional e os Direitos dos Servidores Públicos”. Ao abordar o tema, o palestrante ressaltou a importância de fazer uma leitura acurada da realidade. Como atualmente temos acesso a um volume assustador de notícias, a falta de critério em sua seleção e interpretação pode nos levar a raciocinar com a cabeça alheia. “Temos que ser cuidadosos para que não sejamos manipulados. Quando se junta crise econômica com crise ética, os trabalhadores e os Servidores em particular, são os escolhidos para pagar a conta dessa crise”, afirmou. O palestrante citou também importantes projetos de leis e propostas de emendas à Constituição Federal que devem ser acompanhados de perto pelos Servidores públicos, pois congelam salários do funcionalismo e alteram regras da previdência.

A manhã foi encerrada com a palestra do economista José Prata de Araújo, que falou aos Servidores sobre “Alterações Previdenciárias”. O especialista em direito previdenciário falou sobre sua nova cartilha (distribuída aos participantes do evento) e abordou temas de grande interesse da plenária, relacionados à aposentadoria. Ele esclareceu a diferença entre os 03 tipos de aposentadoria vigentes.

Depois de esgotar todas as explicações sobre aposentadoria de servidor público, ele finalizou com uma dica importante para quem pensa no futuro de seus familiares: “Precisamos utilizar o INSS como instrumento de solidariedade familiar. É fundamental pensarmos nisso desde cedo, para que as pessoas que amamos e nós mesmos, não sejamos pegos de surpresa lá na frente”, orientou.


Confira as fotos:





Thiago Rodarte apresentação uma interpretação da crise econômica







Antônio Queiroz falou sobre a conjuntura nacional e os direitos dos servidores públicos




José Prata de Araújo falou sobre as alterações previdenciárias






Confira todas as fotos em nosso facebook.
(Incluída em 27/11/2015 às 12:24)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524