conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Manifestação deixa trânsito engarrafado na região central

FUNCIONALISMO

O trânsito nas imediações da Praça da Liberdade ficou bastante tumultuado na tarde de ontem, entre 14h e 16h, devido a uma greve unificada de 24 horas organizada por servidores estaduais da educação, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e do Instituto de Previdência dos Servidores de Minas Gerais (Ipsemg), que cruzaram os braços deixando alunos sem aulas e pacientes com atendimento em escala mínima. A pista em frente ao Palácio da Liberdade ficou interditada nos dois sentidos, o que dificultou a vida dos motoristas que trafegavam, principalmente, pelas Avenidas Bias Fortes e Cristóvão Colombo e em outros importantes corredores de tráfego da cidade.

Além da pauta específica de cada uma das categorias, a Coordenação Intersindical do Funcionalismo Público reivindica aumento salarial, restruturação do Ipsemg e reenquadramento dos servidores por tempo de serviço e escolaridade. O diretor da Associação Sindical dos Trabalhadores dos Hospitais do Estado de Minas Gerais (Asthemg) e integrante da Coordenação Intersindical do Funcionalismo Público, Carlos Augusto dos Passos Martins, explica que o plano de cargos e salários criado em 2005 considerou apenas os salários dos servidores para a ascensão na carreira.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) esclarece que mantém diálogo permanente com os servidores estaduais. Assessores ressaltam que, somente neste ano, já foram feitas cinco reuniões com a Intersindical para avaliação e discussão das propostas apresentadas pela entidade. Além dessas, outras reuniões com entidades sindicais foram feitas e continuarão sendo realizadas para tratar de temas específicos de cada categoria. Diversos pleitos têm forte impacto financeiro e precisam de uma análise criteriosa, tendo em vista a obrigatoriedade legal de respeito aos limites determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que ultrapassam o âmbito decisório do governo do Estado , informou a Seplag.

Fonte: Jornal Diário da Tarde.
(Incluída em 01/06/2007 às 09:05)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524