conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

8º Encontro de Delegados

Grande participação marca o 8º Encontro de delegados do SERJUSMIG


O Encontro de Delegados do SERJUSMIG que aconteceu entre os dias 23 e 26 de junho, no Hotel Fazenda Tauá, foi mais uma vez um grande sucesso.
Cerca de 350 servidores, representando várias Comarcas do Estado, participaram da 8ª edição do Encontro que abordou temas de grande interesse da categoria como: A Política do Governo de Aécio Neves e a oposição parlamentar, o movimento sindical mineiro, com a palestra da deputada Jô Morais; Reforma Sindical; Direitos dos Servidores; Análise da Conjuntura Nacional e informes sobre o movimento sindical em outros Estados, com a participação de representantes dos sindicatos do Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas e da Cetraj em São Paulo.

Na solenidade de abertura a Presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini, ressaltou a importância da participação efetiva de todos durante os debates e palestras para que os servidores presentes pudessem levar aos colegas de suas comarcas todos os esclarecimentos e discussões apresentadas durante o Encontro. Desta maneira, a Presidente da entidade colocou em votação o regimento interno do 8º Encontro de Delegados.
A apresentação muito bem humorada do Contador de Histórias, Roberto de Freitas, emocionou os participantes ao cantar e narrar lindas histórias ressaltando a importância dos sonhos, da persistência e dos sentimentos. Sob muitos aplausos, a apresentação de Roberto encerrou as atividades do primeiro dia.

Durante os dias seguintes de debates os servidores mostraram grande interesse e envolvimento com os temas apresentados, lotando o auditório do Hotel Tauá.

Debates políticos e sindicais marcam os painéis de sexta-feira
Abrindo o segundo dia de trabalhos, a deputada estadual, Jô Morais falou sobre a política neoliberal do governador Aécio Neves que promove o déficit zero do Estado às custas do arrocho salarial do funcionalismo e o desmantelamento dos serviços públicos. A deputada ressaltou que por a oposição ser minoria na Assembléia fica muito difícil deter a política do governador, e que por isso, é de fundamental importância a atuação dos sindicatos e a mobilização das categorias para que fortaleça a luta da oposição diante o Governo.

Nas palestras sobre os direitos dos servidores ,as Coordenadoras do TJMG, Valéria Vieira e Maria das Mercês, esclareceram várias dúvidas referentes a concessão de férias, averbação de tempo, aposentadoria, apostilamento, carreira e substituição, dentre outros.

Dando continuidade aos trabalhos do segundo dia, o economista Plínio Arruda Sampaio, fez uma análise da Conjuntura Nacional, principalmente no que se refere ao Governo Lula, ao partido dos Trabalhadores (PT), Cut e Força Sindical e aos recentes escândalos de corrupção. Arruda ressaltou que a imposição do FMI e do banco Mundial continua ditando a política Brasileira e que para obter mudanças é imprescindível um movimento popular que não teme ir á luta.

Encerrando os trabalhos de sexta-feira (24), representantes de vários sindicatos que compõem a Coordenação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário relataram sobre as lutas e as reivindicações da categoria em seus Estados.

Sindicato mostra suas contas e suas lutas
No sábado, os delegados sindicais e servidores assistiram à prestação de contas do SERJUSMIG, resumo das ações judiciais interpostas pelo Sindicato em favor da categoria e ao relato das lutas sindicais.
Separados em Grupos, os servidores apresentaram as principais demandas de cada classe de servidores, a fim de serem priorizadas pelo SERJUSMIG em sua luta.

Deputado prestigia o Evento
O Deputado estadual, Weliton Prado (PT) prestigiou o dia com sua participação especial. Em um breve discurso aos participantes, o Deputado ressaltou a importância da mobilização e conscientização de uma categoria para vencer as dificuldades e garantir seus direitos.

As atividades foram encerradas com sorteio de brindes fornecidos por patrocinadores do evento e leitura da carta de intenções.

Festa comemora os 15 anos do Sindicato
Na noite de sábado os participantes comemoraram os 15 anos do SERJUSMIG como sindicato. O jantar de confraternização foi animado por uma banda de forró que finalizou o 8º encontro de delegados com alegria e integração dos serventuários da Justiça.

Mais fotos do 8º Encontro de Delegados em "Notícias - Encontro de Delegados" ou Clique aqui


(Incluída em 27/06/2005 às 17:02)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524