conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Conseju: SERJUSMIG é empossado na Vice-Presidência da NOSSA Federação

Nova Diretoria da Fenajud conta com representantes de 21 entidades do País. Dois são de Minas Gerais.


No sábado, 11/2/2012, em Brasília (DF), durante a edição extraordinária do Congresso da nossa Federação Nacional (continuação do 8º Conseju, cuja primeira parte foi realizada em Maceió/AL, em novembro/2011), foi eleita e empossada a nova Diretoria e o Conselho Fiscal da NOSSA Entidade Federal (Fenajud) para o triênio 2012/2015. Conforme o consenso, que fora firmado na reunião preparatória do dia 30/1 (relembre aqui), o SERJUSMIG, agora, integra a diretoria. Representado pelo 1º Vice-Presidente, Luiz Fernando Souza, NOSSO Sindicato ocupa a Vice-Presidência da Federação. O Sindicato da 2ª Instância da Justiça Mineira (Sinjus-MG) também está na diretoria eleita, representado pelo seu Diretor Jurídico, Wagner de Jesus Ferreira (empossado na Secretaria de Assuntos Jurídicos da Fenajud). Na Presidência da Entidade, está o gaúcho Valter Assis Macedo (Coordenador-Geral do Sindjus-RS). Para Luiz Fernando, a presença do SERJUSMIG na Vice-Presidência da entidade nacional é muito valiosa, sobretudo num grupo tão amplamente representado como este ora eleito.


Delegados SERJUSMIG: forte participação no Conseju


NOSSO representante fez questão de enfatizar que “A Fenajud está num momento especial. Nunca esteve tão forte. Hoje, são 21 entidades sindicais que, agora juntas, com a formação da nova diretoria, lutarão para que os trabalhadores do Judiciário sejam mais valorizados em todo o Brasil. Afinal, ainda há muito ser feito, em razão do longo período em que o Poder ficou sem intervenção da sociedade. Sem dúvida, o Judiciário é o mais arcaico e conservador dos Poderes. Logo, há muito para mudar, começando pela democratização (estamos no único Poder cuja cúpula NÃO é escolhida pelo voto direto, nem sequer de seus trabalhadores/as. Os demais são democraticamente eleitos, enquanto o Judiciário carece de democratização). E esta será uma das inúmeras bandeiras da Fenajud a partir de agora. Em relação a isto, vale lembrar a Proposta de Emenda (PEC) 526/2010, do Deputado Federal Vicentinho/PT-SP (pelo direito de voto a servidores efetivos e juízes de direito na escolha dos integrantes dos órgãos de direção dos TJs). Tal PEC abrange um assunto que, certamente, é uma das principais e mais urgentes metas a se atingir: a democratização do Poder, com a eleição direta para a presidência e cargos de cúpula, e com a participação dos seus servidores/as. Temos ainda, a PEC 190/2007 (Estatuto Unificado dos servidores da Justiça Estadual Brasileira), proposta que representa o elemento aglutinador: a luta que nos uniu e ajudou no fortalecimento da unidade nacional – vindo culminar nesta nova direção da Federação. Temos outras lutas, e precisamos urgentemente iniciar nossas batalhas em âmbito nacional: a PEC 270/2008 (aposentadoria por invalidez com proventos integrais) é uma delas, que já está em estágio mais avançado, mas ainda precisa da nossa atenção; sem nos esquecermos da PEC 555/2006 (fim da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas do serviço publico), que é também de importância ímpar para a luta dos trabalhadores públicos do Brasil”.

Além do representante do SERJUSMIG, e dos dirigentes anteriormente citados, a nova Diretoria e o Conselho Fiscal da Federação Nacional contam com companheiros(as) de diversos Estados do País, ocupando as seguintes posições:

Diretoria:
Secretaria Geral – Volnei Rosalen (SC);
2ª Secretária – Elizabete Oliveira Rangel Silva (BA);
Secretaria de Finanças – Maria José Santos da Silva (BA);
2ª Secretaria de Finanças – Aníbal da Silva Lins (MA);
Secretaria de Imprensa e Divulgação – Bernardino de Sena Fonseca (RN);
Secretaria de Formação Sindical – Ednor Emídio da Costa Lima Gonzaga Júnior (AL);
Secretaria de Política Sindical – Ednaldo Martins Silva Oliveira (SE);
Coordenação Regional Sul – Israel dos Santos Borges (RO);
Coordenação Regional Centro-Oeste – Noestor Jesus Ferreira Leite (MS);
Coordenação Regional Sudeste – Carlos Tadeu Teixeira Duarte (ES);
Coordenação Regional Nordeste – João Ramalho Alves da Silva (PB);
Coordenação Regional Norte – Ladilson Costa Moita (AP).

Conselho Fiscal:
Efetivos
Esio Rasch (PR)
Elias Ribeiro dos Santos (RR)
Marilete Brito (RO)

Suplentes
Rivelino Alves Pereira (MA)
Fernando Simões de Farias (PB)
Jânio Barbosa Irala (MS)




Durante o evento de Brasília, que contou com forte participação de delegados eleitos para representar o SERJUSMIG, também foram aprovadas as contas da Federação, cuja apresentação foi feita pela auditora fiscal Amanda Nascimento. Ela explanou detalhadamente os registros referentes aos anos de 2009, 2010 e 2011. A auditora informou que o espelho das contribuições será publicado no site da Fenajud.
Acesse, aqui, a cobertura da TV Fenajud.

(Incluída em 13/02/2012 às 17:08)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524