conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Sindicato em Ação

Durante o ano de 2009

Janeiro

Em 8 de janeiro, o SERJUSMIG reúne com a equipe de Departamento de Recursos Humanos do TJMG (Dearhu) para questionar o apontamento de vagas do edital da Promoção Vertical 2006.


Reunião Dearhu

No dia 30, os diretores do SERJUSMIG reúnem-se com a diretora executiva da Seplag, Maria Cecília Belo e seus assessores, Maria Antunes Vilaça e Eduardo Camarota do CECOEX, para cobrar respostas quanto a assuntos de interesse dos servidores ( Redesenho, PV, Gratificação chefes de secretarias, diligências, indenização de plantões, aumento do vale-lanche).


Reunião Seplag



Fevereiro

No dia 2, os diretores do SERJUSMIG, a convite da diretora executiva da Ejef, Mônica Alexandra de Mendonça, participam de uma reunião na Escola Judicial, para conhecer o Projeto de Resolução que altera o Plano de Carreiras dos Servidores do Judiciário mineiro.


Ejef apresenta seu Projeto de alteração do Plano de Carreiras

No dia 5, os diretores do SERJUSMIG visitam as comarcas de Cambuquira e Três Corações para esclarecer dúvidas de servidores e verificar as condições de trabalho em cada uma delas.

Ainda no dia 5, a diretora social do SERJUSMIG participa de um encontro com os Assistentes do Sul de Minas para tratar da formalização do núcleo de estudos do serviço social junto à Ejef.

Já no dia 6, os diretores do SERJUSMIG reúnem com os técnicos do Dieese para apresentar alguns dados preliminares e definições de algumas estratégias quanto a questões envolvendo orçamentos do estado; gastos do TJMG com pessoal e verba de custeio; e os limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal; as perdas acumuladas no salário do servidor nos últimos anos, em comparação com o aumento das tarifas públicas, inflação dentre outros.


Reunião DIEESE

Ainda no dia 6, os diretores do SERJUSMIG participam da abertura oficial dos trabalhos de Correição Ordinária Geral da comarca de Belo Horizonte, e dão início a uma pesquisa entre os servidores de BH acerca das condições de trabalho nas secretarias.

No dia 10, o SERJUSMIG reúne-se com os escrivães das Varas Cíveis de BH para acatar a reivindicação do grupo sobre as condições de trabalho vivenciadas em suas secretarias.

A presidente do SERJUSMIG apresenta um resumo dos principais assuntos de interesse dos servidores durante o SERIN realizado em 12 de fevereiro.


Serin



Março

Em 3 de março, os diretores do SERJUSMIG reúnem-se com o presidente do TJ, desembargador Sérgio Resende, para cobrar o reembolso das diligências cumpridas. Na oportunidade, o presidente do TJ afirmou que sua prioridade é pagar o reajuste de 7,5% em julho.


Reunião Presidente do TJMG

Ainda no dia 3, a equipe do SERJUSMIG visita à comarca de Perdões para atender as reivindicações dos servidores.

Em 11 de março, o SERJUSMIG reúne com o deputado Dalmo Ribeiro (PSDB) a fim de obter informações quanto à previsão de votação do PL 2.968/09, que instituirá o ADE para o Judiciário mineiro, na CCJ. Na ocasião, foram sugeridas algumas emendas para aperfeiçoar a matéria na tentativa de resguardar os direitos dos servidores.


Pelo aperfeiçoamento do Projeto de Lei do ADE

Entre os dias 12 e 13, o SERJUSMIG percorre as comarcas de Pará de Minas e Coromandel, para esclarecer as principais dúvidas dos servidores e verificar as condições de trabalho das comarcas visitadas.


Coromandel


Pará de Minas

Em 13 de março, o SERJUSMIG encaminha mais um ofício ao presidente do TJ reiterando pedido de ampliação da licença-maternidade para das servidoras do Judiciário mineiro.

No dia 24, o SERJUSMIG se reúne com a equipe da EJEF para cobrar respostas quanto aos assuntos de interesse dos servidores. Dentre eles: Requerimento Administrativo sobre padrões de substituição, vagas da PV, cursos superiores e pós-graduação à distância, treinamento de contadores, LDOJ e Redesenho.


SERJUSMIG cobra respostas da Ejef quanto aos assuntos de interesse dos servidores

Já no dia 26, o SERJUSMIG disponibiliza na sua página na internet, o anteprojeto de alteração de plano de carreiras. Para facilitar a compreensão, abaixo de cada artigo do anteprojeto, o Sindicato faz uma análise sobre a mudança proposta e suas considerações sobre as consequências. Além disso, o Sindicato disponibilizou um canal direto para os servidores encaminhar críticas e sugestões acerca do tema: planodecarreiras@serjusmig.org.br .

No dia 27, o SERJUSMIG disponibiliza no site uma reflexão da carreira de oficial de apoio.

No dia 31, o SERJUSMIG reúne-se com o deputado Weliton Prado para pedir apoio do parlamentar junto às autoridades competentes no que diz respeito à situação crítica vivenciada pelos servidores nas comarcas de Coromandel e Conceição de Alagoas.


Diretores do SERJUSMIG pedem apoio do deputado Weliton Prado quanto à situação crítica vivenciada pelos servidores nas comarcas de Coromandel e Conceição de Alagoas

Ainda no dia 31, o SERJUSMIG e demais entidades sindicais representantes da Coordenação Intersindical reúnem-se com o médico Dr. Luciano Dantes. Na ocasião, o médico apresenta algumas denuncia de irregularidades no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), e apresenta seus argumentos quanto a sua discordância aos procedimentos adotados para a reforma do HGIP.


SERJUSMIG e demais entidades sindicais representantes da Coordenação Intersindical discutem sobre denuncias de irregularidades no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP)



Abril

No dia 1º, o SERJUSMIG participa da audiência pública na ALMG sobre a arrecadação do ICMS do Estado.

Em 15/4, o SERJUSMIG e demais entidades que compõem o núcleo Intersindical de Humanização do Trabalho lança o 1° Concurso de Monografias do Núcleo Intersindical da Humanização de Trabalho no Âmbito do Serviço Público. O concurso oferece prêmio de até 5 mil reais.


Reunido na sede do SERJUSMIG, o Núcleo Intersindical de Humanização do Trabalho fecha últimos ajustes para o lançamento do 1° Concurso de Monografias

No dia 24, o SERJUSMIG disponibiliza no site, mais uma análise sobre a proposta da EJEF quanto as mudanças nas atribuições dos cargos dos servidores da primeira Instância.
Já no dia 25, servidores aprovam em Assembléia Geral Extraordinária a propositura de três ações judiciais e a criação de um fundo de reserva para fins contribuição previdenciária relativa ao plano de saúde Unimed.


Diretores do Sindicato explicam sobre as ações judiciais e propostas a serem debatidas pela categoria


Servidores aprovam, em Assembléia Geral Extraordinária, a propositura de três novas ações judiciais

Em 29 de abril, SERJUSMIG se reúne com o presidente do TJMG para tratar sobre diversos assuntos de interesse da categoria, dentre eles: anteprojeto do pano de carreiras, data base e política salarial, ADE, precariedade das instalações das Comarcas do interior do Estado, reajuste salarial e licença-maternidade.


Serjusmig volta a se reunir com o presidente do TJ. Em pauta: ADE, plano de carreiras, reajuste, etc



Maio

Em 5 de maio, o vice-presidente do SERJUSMIG, Luiz Fernando Souza, é nomeado o representante do Sindicato para integrar do Grupo Gestor do Programa de Sustentabilidade do TJMG.

No dia 7, o SERJUSMIG esteve na Corregedoria Geral da Justiça com o Dr. Roberto Brant Rocha para tratar sobre a Portaria n° 2.294/2009 que trata da regulamentação do Processo Administrativo dos servidores. Os diretores apontam as irregularidades apuradas em relação ao assunto e criticam o abuso de Processos por parte dos Juízes, sem a devida apuração.


SERJUSMIG discute regulamentação do Processo Administrativo dos servidores junto com o Corregedor Geral da Justiça

Já no dia 12, o SERJUSMIG reúne-se com os escrivãs das quatros Varas de Sucessões e Ausência no Fórum Lafayette. O intuito do encontro foi apurar as condições de trabalho dos servidores das Varas.


Sindicato apura condições de trabalho nas quatro Varas de Sucessões e Ausência no Fórum Lafayette

Ainda no dia 12, o SERJUSMIG se encontra com o deputado Dalmo Ribeiro (PSDB), relator do Projeto do ADE na Comissão de Constituição e Justiça, para cobrar agilidade na tramitação do projeto, bem como solicitar apoio às emendas apresentadas pelo Sindicato, principalmente no que se refere aos valores retroativos.


Diretores do SERJUSMIG pedem apoio do relator do PL do ADE, na Comissão de Constituição e Justiça, para aprovação de emendas de interesse dos servidores

No dia 21, o SERJUSMIG recebe a visita da comitiva de servidores da Bahia para discutir assuntos sobre o Plano de Carreiras dos Servidores, tabela de vencimentos, AVD e entre outros.


Servidores da Bahia buscam esclarecimentos do SERJUSMIG quanto ao Plano de Carreiras dos Servidores, tabela de vencimentos, AVD, etc.

No dia 24, o SERJUSMIG disponibiliza na sua página na internet, uma reflexão da carreira dos Agentes Judiciários.

Em 26 de maio, alguns servidores, com o apoio do SERJUSMIG, estiveram em Brasília visitando vários deputados e solicitando apoio na derrubada do veto total do presidente Lula ao Projeto de Lei n°107 que prevê a exigência do 3° grau para o ingresso no cargo de Oficial de Justiça.

O SERJUSMIG, no dia 26, se reúne com o juiz auxiliar e diretor do Foro de BH, Dr. Marco Aurélio Ferenzini, para registrar a discordância quanto a transferência de servidores de outros setores para e trabalharem no Centro Integrado de Atendimento à Mulher Vítima da Violência Doméstica e Familiar (CIM). Para lotar os cargos previstos para o Centro, foram retirados das secretarias do Fórum da capital servidores.
Em 30 de maio, acontece o Encontro Regional em Governador Valadares. O Encontro reúne cerca de 200 servidores da região.


Encontro Regional em Governador Valadares reúne cerca de 200 servidores

Durante os meses de abril e maio, diretores do SERJUSMIG visitam várias Comarcas no interior do Estado para conferir a situação de trabalho dos servidores, além de esclarecer dúvidas sobre temas afetos à carreira e buscar sugestões.

Junho

No dia 2, o projeto do ADE - que institui o adicional de desempenho dos servidores do Judiciário - é aprovado na primeira Comissão de Constituição e Justiça da ALMG.


Em 9 de junho, o SERJUSMIG vai até a comarca de Ribeirão das Neves conferir as medidas que foram tomadas e as condições de trabalho em que os servidores se encontravam após denúncia da mídia e visitas das autoridades.


SERJUSMIG vai à comarca de Ribeirão das Neves conferir as condições de trabalho dos servidores

No dia 10, os diretores do SERJUSMIG dedicam o dia para visitar os gabinetes de deputados na ALMG, em prol da aprovação urgente do PL 2.968/09. pela manhã encontra com o deputado Padre João (PT) e na parte da tarde com os deputados Lafayette de Andrada (PSDB) e Délio Malheiros (PV).


Dep. Padre João recebe diretores do SERJUSMIG. Em pauta: aprovação do ADE com as emendas


Dep. Lafayette Andrada também recebe diretores para disxcutir as emendas do PL2968/09 (ADE)


SERJUSMIG permanece na luta pela aprovação do ADE. Agora é a vez do dep. Délio Malheiros

Em 15 de junho, os diretores do SERJUSMIG reúnem-se com o presidente do TJMG, Sérgio Resende, para relatar a situação e reivindicar algumas providências quanto à condição precária da comarca de Ribeirão das Neves.
Já no dia 22, o SERJUSMIG se encontra com o desembargador Reynaldo Ximenes, vice-presidente do TJMG e superintendente da EJEF, para solicitar a realização de novos treinamentos para os servidores da Primeira Instância.


Sindicato reivindica ao vice-presidente do TJ realização de novos treinamentos para os servidores da Primeira Instância

No dia 23, o SERJUSMIG se reúne com mais um deputado da Comissão de Comissão de Administração Pública, Domingos Sávio, para pedir apoio pela aprovação urgente do ADE, bem como às emendas sugeridas.


Pela aprovação do ADE: Reunião com o dep. Domingos Sávio

Em 24 de junho, o SERJUSMIG participa de audiência pública sobre Assédio Moral na Assembleia Legislativa de Minas.


Presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini, durante audiência pública
sobre Assédio Moral na Assembleia Legislativa de Minas

Ainda no dia 24, os diretores do SERJUSMIG encontram-se com mais um deputado da Comissão de Administração Pública, Ivair Nogueira, para tratar sobre a votação do ADE.


Dep. Ivair Nogueira recebe o SERJUSMIG para tratar sobre o ADE

E, no dia 25, foi a vez do deputado Elmiro Nascimento, receber a visita dos diretores do SERJUSMIG, para tratar sobre a votação do ADE com as emendas sugeridas pela Entidade.


Dep. Elmiro Nascimento atende diretores do SERJUSMIG. A luta pelo ADE não pára

Em 29 de junho, o SERJUSMIG realiza o Encontro Regional de Manhuaçu. Além servidores lotados na comarca, o evento conta com a presença dos colegas das comarcas de Abre Campo, Carangola, Caratinga, Espera Feliz, Ipanema, Manhumirim, Mutum, Raul Soares e Rio Casca.


Encontro Regional de Manhuaçu


Presença dos colegas das comarcas de Abre Campo, Carangola, Caratinga, Espera Feliz, Ipanema, Manhumirim, Mutum, Raul Soares e Rio Casca, no Encontro em Manhuaçu

Já no dia 30, o SERJUSMIG anuncia a prorrogação do resultado da Promoção Vertical relativo ao ano de 2006.

Julho

No dia 1º, o PL 2968/09 que regulamenta o Adicional de Desempenho dos servidores do Judiciário mineiro é aprovado na Comissão de Administração Pública na Casa Legislativa, com as emendas reivindicadas pelo SERJUSMIG, após ampla discussão com os parlamentares.


Diretores do SERJUSMIG convencem deputados a contemplar emendas de interesse da categoria no PL do ADE

Ainda no dia 1º, o SERJUSMIG reúne com o presidente do TJMG, desembargador Sérgio Resende, para tratar sobre a segunda parcela do reajuste salarial da categoria - 7,5%.


SERJUSMIG reúne com o presidente do TJ para tratar do reajuste de 7,5%

No dia 8, o TJMG aprova a ampliação da licença-maternidade para as servidoras do judiciário mineiro.

Em 14 de julho, o SERJUSMIG anuncia a prorrogação das inscrições do 1º Concurso de Monografias promovido pelo Núcleo Intersindical de Humanização do Trabalho, para 15 de outubro.

No dia 17, a Justiça Federal de Minas Gerais julga procedente o pedido constante da Ação Coletiva ajuizada pelo SERJUSMIG determinando o pagamento das diferenças salariais advindas da conversão da URV em março de 1994 (11,98%), aos servidores do judiciário que prestaram serviços à Justiça eleitoral.

Agosto

No dia 1º, o SERJUSMIG realiza a 1ª Caminhada SERJUSMIG pela Saúde. O evento reúne cerca de 60 participantes.


Cerca de 60 participantes participam da 1ª Caminhada SERJUSMIG pela Saúde

No dia 7, o SERJUSMIG reúne-se com a equipe de Planejamento do TJMG para cobrar e inteirar-se quanto aos procedimentos adotados para o pagamento da segunda parcela do Reajuste.


SERJUSMIG em visita a Ibirité

Em 10 de agosto, o SERJUSMIG visita a comarca de Ibirité para esclarecer dúvidas de servidores e certificar as condições de trabalho que os servidores estão submetidos.


SERJUSMIG reúne com a equipe de planejamento do TJMG para tratar da segunda parcela do reajuste

Já no dia 12, o PL 2968/09 é aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira, com as emendas já contempladas na Comissão anterior. Mais uma vitória para os servidores.


Projeto do ADE é aprovado na CFFO


SERJUSMIG na comarca de Igarapé

Já no dia 12 de agosto, foi a vez da comarca de Igarapé receber os diretores do Sindicato para tratar dos assuntos de interesse da categoria e verificar as condições de trabalhos dos servidores na comarca.

No dia 13, o SERJUSMIG participa da reunião da Comissão Especial da Execução das Penas no Estado, na ALMG. A presidente do Sindicato relata as péssimas condições de trabalho dos serventuários em várias Comarcas.


A oficial de apoio de Ibirité, Luciana de Carvalho Rodrigues, relata as condições precárias de segurança pública de sua comarca


Presidente do SERJUSMIG relata sobre as precárias condições de trabalho em suas comarcas

Ainda no dia 13, SERJUSMIG protocola pedido de afastamento das gestantes que compõem o grupo de risco da Gripe A.

Também no dia 13, SERJUSMIG viaja para Brasília, a fim de garantir a aprovação da PEC 190 que institui o Estatuto dos Servidores do Poder Judiciário e a unificação de carreiras e salários da categoria.


SERJUSMIG reúne com o deputado federal,Elismar Prado,para solicitar sua indicação à comissão especial da PEC 190.

No dia 13, os diretores do SERJUSMIG protocolam Mandado de Injunção no STF em favor da aposentadoria especial às assistentes sociais, psicólogos, comissário e oficial de justiça.


SERJUSMIG em reunião com o TJ para tratar de assuntos de interesse da categoria

No dia 19 de agosto, o SERJUSMIG reúne-se novamente com o presidente do TJ para tratar do ofício encaminhado pelo Tribunal ao presidente da ALMG referente às emendas 08,09 e 10 do PL 2968/09 que institui o Adicional de Desempenho dos Servidores do Judiciário. Além disso, o Sindicato cobrou o pagamento do reajuste de 7,5%, bem como a instituição da data-base.


SERJUSMIG em visita a comarca de São Roque de Minas

Ainda no dia 19 de agosto, o vice-presidente do SERJUSMIG, Luiz Fernando Souza, visita a comarca de São Roque de Minas. Na oportunidade, o SERJUSMIG esclareceu dúvidas de servidores e registrou em fotos as condições de trabalho para anexar aos relatórios encaminhados ao TJMG.


Sindicato marca presença em Varginha

Já no dia 24 de agosto, o vice-presidente do SERJUSMIG, Luiz Fernando de Souza, esteve em Varginha reforçando o convite aos servidores para o Encontro Regional de Poços de Caldas e aproveitando para esclarecer algumas dúvidas destes. Dentre os questionamentos dos servidores estavam: Promoção Vertical, ADE e o pagamento do 7,5%.


Sindicato reforça convite aos servidores de Elói Mendes para o Encontro Regional

Também em 24 de agosto, o SERJUSMIG, por seu vice-presidente, Luiz Fernando Souza, teve a oportunidade de visitar a comarca de Elói Mendes, onde fez questão de reforçar o convite aos Servidores para o Encontro Regional de Poços de Caldas, conversar com os mesmos, esclarecer dúvidas e certificar as condições de trabalho dos mesmos.


Sindicato marca presença nas comarcas de Alfenas e Campos Gerais

Já no dia 26, o SERJUSMIG visita às comarcas de Alfenas e Campos Gerais, debatendo e esclarecendo aos servidores os principais assuntos de interesse da categoria.


Encontro Regional em Poços de Caldas

Em 29 de agosto, cerca de 200 servidores participam do Encontro Regional de Poços de Caldas. O evento se consolida a cada edição como um espaço democrático para o debate e discussões sobre temas de grande importância para a categoria.

No dia 31 de agosto, o SERJUSMIG protocola ofício solicitando à presidência do TJ providências quanto aos graves problemas enfrentados pelos servidores de Ibirité.

Setembro

No dia 2 de setembro, Lydia Guevara profere palestra na Câmara Municipal de Belo Horizonte sobre Assédio Moral e a Responsabilidade do empregador na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Com apoio dos Sindicatos SERJUSMIG e Sinjus.

Já no dia 3 de setembro, Lydia Guevara profere palestra no TJMG sobre "Direitos Humanos e Dignidade no Trabalho, na Perspectiva do Serviço Público" com o apoio dos Sindicatos SERJUSMIG e Sinjus.


SERJUSMIG em Santos Dumont

No dia 4 de setembro, o SERJUSMIG visita à comarca de Santos Dumont e leva as últimas informações sobre os assuntos de interesse da categoria, bem como verifica os problemas enfrentados pelos servidores na Comarca. Na oportunidade, a presidente do Sindicato, a convite do Oficial de Justiça Walter Gonçalves de Moraes, falou aos Servidores durante a solenidade de comemoração do Dia do Oficial de Justiça,

No dia 10 de setembro, o SERJUSMIG e Sinjus percorrem gabinetes da ALMG para discutir com os parlamentares sobre a tramitação do PL 2968/09 (ADE).


Sindicato prepara a categoria para mobilização

No dia 12 de setembro, o SERJUSMIG promove uma reunião ampliada, preparatória para uma AGE, a fim de discutir a situação relativa à implementação dos 7,5%, e a resolução do CNJ que estabeleceu a carga horária dos servidores de todo Brasil de 8 horas e, ainda, sobre a meta 2 imposta pelo CNJ.


Serjusmig participa da organização do movimento nacional unificado

Já no dia 16 de outubro, o SERJUSMIG esteve em Brasília juntamente com 17 entidades sindicais para discutir dentre outros assuntos, a Resolução 88/09 que estabelece carga horária dos Judiciários em 8 horas.


SERJUSMIG participa da solenidade de abertura da Frente Parlamentar em defesa do Servidor Público que irá lutar pelo reajuste anual

No dia 23, o SERJUSMIG participa de uma solenidade de abertura da Frente Parlamentar em defesa dos servidores públicos.

Na mesma data (23/9) é publicado o resultado da PV relativo ao ano de 2006.

Ainda no dia 23 de setembro, o SERJUSMIG reúne-se com a técnica do Dieese, Maria de Fátima Lage, para discutir e avaliar os relatórios oficiais das despesas do Judiciário Mineiro.


Encontro Regional de Montes Claros

No dia 26, acontece mais uma edição do Encontro Regional "Serjusmig, eu integro esta força", em Montes Claros. Mais de 150 servidores participam do evento.


SERJUSMIG reivindica a abertura de processo de Remoções

Já dia 28 de setembro, os diretores do SERJUSMIG reúnem-se com a equipe do Dearhu para tratar sobre a abertura do processo de Remoções antes da publicação do edital do concurso do TJMG prevista para o segundo semestre deste ano.


SERJUSMIG, Dieese e Seplag discutem dados do orçamento do TJ e limite da LRF

Ainda no dia 28, o SERJUSMIG se reúne com a Seplag para discutir, com base nos relatórios do Dieese, os dados do orçamento do TJ e a lei de responsabilidade fiscal.

Outubro


Serjusmig em Betim

No dia 2 de outubro, diretores do Sindicato estiveram na Comarca de Betim, onde puderam constatar a falta de espaço para os Servidores desempenharem suas funções, sendo difícil até guardar os processos, os quais ficam empilhados no chão, sobre mesas, computadores e pilhas de caixas.


Assembleia do SERJUSMIG decide que a Justiça de Minas vai parar

No dia 3, acontece a Assembleia Geral Extraordinária dos servidores do Judiciário mineiro.
Durante a AGE, a categoria decide, por unanimidade, pela paralisação das atividades no dia 21 de outubro, aderindo ao Movimento Nacional.


Diretor da Dirfin sugere normatização dos procedimentos de elaboração dos Orçamentos por parte do TCE

No dia 5, os diretores do SERJUSMIG e técnicos do Dieese, reúnem-se com a diretoria executiva de finanças e execução orçamentária do TJMG. Em pauta o orçamento do TJMG, Lei de responsabilidade fiscal e gasto com pessoal.


Em nova reunião, Sindicatos resolvem intensificar dia de paralisação

Em 6 de outubro, o SERJUSMIG participa da segunda reunião da Fenajud, em Brasília, a fim de discutir sobre as carreiras e salários dos servidores dos judiciários (prevista na PEC190). Na ocasião, os representantes sindicais também decidiram intensificar a mobilização do dia 21/10, em resposta aos ataques da mídia contra os servidores dos Judiciários.
No dia 8, o SERJUSMIG impetra Mandados de Segurança Coletivo junto ao Supremo Tribunal buscando a sustação dos efeitos do art. 1°, da resolução n°88/09, do conselho nacional de justiça, a qual dispõe acerca do aumento da jornada de trabalho dos servidores do poder judiciário.

Nos dias 18 e 19, SERJUSMIG reserva espaço nos principais veículos de comunicação em Minas para informar à sociedade sobre os motivos da paralisação dos servidores do Judiciário da 1ª Instância do Judiciário mineiro no dia 21 de outubro.




DIA NACIONAL DE LUTA: No dia 21 de outubro, os servidores da Justiça de Primeira Instância do Estado de Minas Gerais páram e protestam contra o aumento da carga horária e pelo atendimento da pauta de reivindicações do judiciário mineiro. A paralisação foi um marco na história do judiciário mineiro!

Veja aqui as fotos da mobilização no interior e na capital


Em 25/10, SERJUSMIG realiza mais Encontro Regional em Teófilo Otoni, reunindo mais de 100 servidores.


No dia 27,o projeto do ADE é aprovado em 1° turno do Plenário.


Ainda no dia 27, o SERJUSMIG reúne-se com o presidente do TJ para tratar de assuntos de interesse da categoria tais como: a segunda parcela do reajuste, majoração da jornada de trabalho, indenização de férias, vagas para Promoção Vertical, data-base, convocação de excedente para posse ainda em 2009, novo concurso e redesenho.

Em 28 de outubro, o SERJUSMIG divulga o resultado dos casos pendentes da PV 2006.

Novembro


Entre os dias 5 a 8 de novembro, o SERJUSMIG promove o 11° Encontro de Delegados. O Encontro reuniu cerca de 400 servidores, representando todo o Estado de Minas Gerais.

Veja aqui as fotos.


No dia 10 de novembro, o projeto do ADE é votado em 2° turno da Comissão de Administração Pública, na qual o SERJUSMIG, em conversa com o dep. Délio Malheiros, corrige a data relativa ao pagamento do retroativo (projeto previa 2008 e não 2009) e a contempla no relatório.

SERJUSMIG marca uma nova reunião com o presidente do TJ para o dia 23 de novembro.

Em 11 de novembro, o SERJUSMIG é convidado pelo presidente do TJMG para participar do Planejamento Estratégico do TJMG.

No dia 13, SERJUSMIG se reúne com o presidente do TJMG durante Encontro Administrativo em Uberlândia e cobrar o pagamento da segunda parcela do reajuste. Além disso, o Sindicato verifica as condições de trabalho em que os servidores estão submetidos.

No dia 23, o SERJUSMIG e demais entidades sindicai, que integram o Núcleo Intersindical de Humanização do trabalho, divulgam o resultado do Concurso de Monografias.


Já no dia 24, ADE é finalmente aprovado em 2° turno o plenário da ALMG, após intensa e persistente luta do Sindicato (veja matéria completa).

Dezembro

No dia 1º/12, o Núcleo Intersindical do Trabalho entrega prêmio aos vencedores do 1° Concurso de Monografia.


Diretores dos Sindicatos, homenageados e servidores vencedores do 1° Concurso de Monografia

Ainda no dia 1°, SERJUSMIG reúne-se com o presidente do TJ para cobrar, dentre outros assuntos, o pagamento da segunda parcela do reajuste da categoria. Ficou definido que as parcelas do reajuste (7,5%) relativas aos meses de julho a dezembro serão pagas em 1° de fevereiro/2010. Já sobre a continuidade do pagamento dos 7,5% será pago a partir do contracheque de fevereiro (pago no 1° dia útil de março).


SERJUSMIG cobra do presidente respostas sobre reivindicações da categoria

No dia 8 de dezembro, o SERJUSMIG divulga mensagens em outdoors em vários pontos estratégicos de Belo Horizonte reivindicando um Judiciário uno que garanta aos seus servidores direitos, deveres e condições de trabalho iguais.

Já no dia 9 de dezembro, os diretores do SERJUSMIG estiveram em Brasília para acompanhar as discussões da Comissão Especial que irá analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n°190, juntamente com lideranças de 20 entidades representativas do judiciário, em 17 estados.


Representantes dos Sindicatos agradecem apoio dos parlamentares que compõem a Comissão Especial da PEC 190

Na tarde do dia 10/12, durante a reunião da Comissão de Administração Pública, o SERJUSMIG, por meio do dep. Lafayette de Andrada, apresentou emenda ao PL 3797/09, garantindo aos Técnicos Judiciários, das especialidades: Assistente Social Judicial, Oficial de Justiça, Psicólogo e aos Oficiais Judiciários, das Especialidades: Comissário da Infância e de Juventude e Oficial de Justiça, o direito ao recebimento de adicional de periculosidade. Emenda é aprovada.


Esforços dos dirigentes do SERJUSMIG são reconhecidos pelos deputados durante toda a tramitação do Projeto que prevê Adicional de Periculosidade

PL 3797/09 é votado, em 14/12, na FFO, contemplando emenda apresentada pelo SERJUSMIG em prol de vários cargos da Primeira Instância.

Já no dia 15, SERJUSMIG noticia a sanção da lei que institui o ADE no âmbito do Judiciário mineiro.

No mês de dezembro, o SERJUSMIG visita as comarcas de Itaúna, Passos, Araguari, Coronel Fabriciano, Timóteo e Paraopeba. Na oportunidade, o Sindicato verifica as condições de trabalho dos servidores e sana dúvidas da categoria.


SERJUSMIG em visita à comarca de Araguari


Em Timóteo, SERJUSMIG verifica condições de trabalho de Servidores


Diretores do SERJUSMIG prestam informações sobre o andamento dos principais trabalhos aos Servidores de Paraopeba


Diretores do SERJUSMIG sanam dúvidas dos Servidores de Passos
(Incluída em 07/04/2009 às 13:18)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524